Defesa Civil de Curitiba define estratégias para enfrentar chuvas intensas

Defesa Civil municipal atende regiões atingidas pelas chuvas e ventos. Curitiba, 26/04/2017 Foto:Defesa Civil

Com a chegada da primavera, chuvas de grande intensidade podem atingir Curitiba e região metropolitana. Para traçar estratégias de prevenção e definir planos de contingência para minimizar possíveis desastres naturais, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil reuniu, nesta quinta-feira (28), os administradores regionais de Curitiba, que são os responsáveis pelas comissões regionalizadas de Defesa Civil na cidade.

“As ações de caráter preventivo e educativo, que integram o trabalho técnico desenvolvido pela Defesa Civil, são imprescindíveis para garantir o bem-estar da população em situações-limite”, disse o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

Foi indicado o protocolo a ser adotado em atendimento às emergências e discutida a atualização dos planos de contingência. “Curitiba entra em estado de atenção em virtude das chuvas intensas previstas para os próximos dias. As ações de prevenção e de preparação nada mais são do que uma mudança de comportamento”, disse o coordenador técnico de Proteção e Defesa Civil municipal, Nelson Ribeiro.

De acordo com ele, Curitiba é referência para outras cidades da região pelo sistema de proteção e Defesa Civil. “Pela organização e experiência, Curitiba destaca-se nesse cenário”, acrescentou. Nas próximas semanas, simulados serão feitos em cada região da cidade para verificar a organização para casos de emergência. O primeiro deles já foi feito na Regional Boqueirão.

Preparação da Guarda Municipal

Agentes públicos a dar a primeira resposta em situações de emergência, os guardas municipais passarão por orientação específica em situações de Defesa Civil nesta sexta-feira (29/9). Estão convocados representantes de todos os núcleos regionais. “O guarda municipal é o primeiro agente de resposta, na grande maioria dos casos, por trabalhar 24 horas por dia. É o braço forte do administrador regional e deve estar preparado para um deslocamento rápido caso seja acionado”, afirmou o coordenador técnico da Defesa Civil municipal.

- Anuncie Aqui -