Greca anuncia a criação de 163 novos leitos hospitalares em Curitiba

Prefeito Rafael Greca, junto com o ministra da Saúde, Ricardo Barros, a vice-governadora Cida Borghetti, o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto e a secretária municipal da Saúde, Marcia Huçulak, anuncia o repasse de recursos do Ministério da Saúde para o Hospital de Clínicas. Curitiba, 02/10/2017. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O prefeito de Curitiba Rafael Greca anunciou nesta segunda-feira (2/10), em cerimônia no Hospital de Clínicas (HC), a criação de 163 novos leitos de retaguarda em Curitiba. Além dos novos leitos, outros 130 já existentes estão sendo qualificados, o que significa recursos para o seu funcionamento.

O pacote também prevê que o Hospital de Clinicas passe a receber R$ 300 mil por mês para atender como referência em urgência e emergência em Curitiba.

Estão sendo liberados quase R$ 26 milhões a mais por ano pelo Ministério da Saúde para financiar a ampliação da assistência hospitalar em Curitiba. As instituições beneficiadas pelo anúncio são Hospital do Trabalhador, Irmandade Santa Casa de Misericórdia, Hospital Universitário Evangélico, Hospital de Clínicas e Hospital São Vicente-CIC.

A criação dos novos leitos de retaguarda foi um compromisso de campanha de Greca para os primeiros 12 meses de mandato e representa o respeito pela saúde dos curitibanos. “Esse é um investimento importante que vai tornar ainda mais eficiente o SUS curitibano”, afirmou Greca, ao lado da secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak.

Os leitos de retaguarda são destinados ao encaminhamento de pacientes que entram pela urgência e emergência (UPAS) e necessitam, após atendimento na unidade, de internamento. Os leitos de retaguarda ajudam a desafogar as UPAS.

“Estão sendo habilitados novos leitos e serviços na porta de entrada de urgência e emergência em hospitais de referência que atendem, além da população de Curitiba, toda a região metropolitana. Essa medida garante mais acesso à saúde de toda a população curitibana”, reforçou o ministro.

Para Márcia, o anúncio representa “a oportunidade de avançar na assistência à saúde em Curitiba”.

 

- Anuncie Aqui -