Serviços de despachantes ficarão mais rápidos no Paraná

Os cidadãos paranaenses agora terão mais uma possibilidade de serviço de veículos no Estado. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) assinou na última quarta-feira (25) uma ordem de serviço que permite a finalização de processos por despachantes de trânsito que inclui a emissão de certidões e históricos do veículo e do proprietário. A expectativa é que com a nova medida o tempo de atendimento seja reduzido.

“O Paraná tem cultivado uma relação de respeito, confiança e parceria com os despachantes. A área de veículos é complexa, burocrática e documental, por isso, esperamos oferecer ao cidadão mais agilidade mantendo a segurança do processo que o Departamento sempre preservou”, diz o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

SERVIÇOS – Atualmente existem cerca de 950 despachantes credenciados no Estado. Com a nova ordem de serviço, os profissionais que estiverem capacitados poderão emitir certidão de registro de veículos, de propriedade, de débitos e da Agência Nacional de Transportes Terrestres e também histórico do veículo e do proprietário.

“Sabemos que com a liberação desses procedimentos vamos beneficiar tanto os usuários como também a logística do país que depende de emissão de documentação para manter o fluxo de trabalho”, afirma o presidente do Sindicato dos Despachantes do Estado do Paraná, Everton Calamucci.

OUTROS AVANÇOS – Em junho, o Detran liberou aos despachantes a finalização de processos de primeiro emplacamento no Estado. Desde então, os credenciados podem fazer a vistoria, emitir o processo e com as guias pagas entregar os pedidos em lotes ao Detran.

 

- Anuncie Aqui -