HISTÓRIA – 2007 – 2017

Estamos vivendo um momento de grandes transformações, daquelas que ocorrem a cada 200 anos. Só que não temos consciência do poder de transformação nas nossas ações, do nosso trabalho, da nossa fé em construir um mundo melhor.

A crise que estamos vivendo começou nos Estados Unidos em 2007, no seu sistema financeiro. Gradualmente essa crise se espalhou pelo mundo. Atingiu o Brasil em 2008, apesar do ex-presidente Lula ter falado que ela não atravessava o Oceano Atlântico. Não precisava, era só atravessar o Canal do Panamá.

O Brasil se recuperou rapidamente da crise já em 2008, à custa de grandes gastos do governo e à empréstimos do BNDES ao setor privado. Na realidade as medidas tomadas pelos governos do PT só adiaram os ajustes. A crise atingiu para valer o Brasil em 2014. Em 2017 retomamos ao crescimento, apesar dos poucos ajustes que foram feitos.

Comparável aos momentos atuais tivemos dois momentos anteriores: a chegada dos Europeus à América, por volta de 1500, e a chegada de Dom João VI à cidade do Rio de Janeiro em 1808. Na semana passada falamos um pouco da chegada da corte portuguesa. Hoje vamos falar dos acontecimentos que transformaram o mundo ocidental no começo do século XVI.

Quem imagina que o maior evento foi a descoberta da América por Cristóvão Colombo está enganado. Ele foi um evento muito importante, mas não foi o único. Houve outros, a Reforma Protestante foi um desses eventos que transformou profundamente a cultura ocidental.

Em 1517, quinhentos anos atrás, um padre dominicano pregou na porta de uma igreja, na atual Alemanha, um manifesto mostrando 95 abusos da Igreja Católica. Naquele momento começava a Reforma Protestante, que veio a sacudir a Europa.

O padre se chamava Martinho Lutero. Com o seu gesto, demonstrava que a fé em Deus era mais importante do que pagar à Igreja Católica para conquistar uma melhor situação na vida futura após a morte.

O poder da fé passou a ser uma ferramenta de autoconstrução do ser humano. Todos tinham o acesso ao conhecimento, bastava acreditar em Deus. Essa transformação do conhecimento liberou grandes forças de transformação. O esforço e o mérito passaram a ser grandes ferramentas na construção da felicidade do ser humano na Terra. Tudo passou a ser possível, desde que o se tivesse fé.

Não uma fé cega, mas uma fé racionalizada. Uma fé que o homem possa enfrentar todos os fatos da vida com o pensamento aberto e o coração cheio de caridade. São valores que a maioria dos habitantes do nosso planeta ainda não alcançou.

No Brasil não é diferente, poucos tem fé na sua capacidade de construir de inovar. Ainda o grande sonho do brasileiro médio é conseguir um emprego público e ter uma estabilidade econômica para o resto da vida. O resultado é um serviço público inchado, de péssima qualidade e muito caro. A reforma econômica que começou titubeante vai avançando aos poucos, vai atingir o serviço público e muitos vão perder o emprego e a tão sonhada aposentadoria.

São lições da história que precisamos aprender. A conquistar a nossa liberdade de pensar, de imaginar, de construir uma vida melhor aqui na Terra, nesse exato momento. Acreditar que somos um ser em construção, em evolução. Que o nosso trabalho tem grandes méritos, que a nossa felicidade depende dos nossos próprios esforços.

Vivemos um momento de grandes transformações do nosso planeta e, principalmente, do nosso país. As ferramentas da tecnologia liberaram grandes conhecimentos que estavam nos livros e eram guardados nas grandes bibliotecas. Hoje todos podem ser esses livros, que levam ao crescimento do espírito humano.

Essa construção é pessoal. Independe da raça, da religião, do sexo, do país. Todos podem ser felizes. Depende do nosso próprio esforço essa conquista. Nesse momento a transformação do Brasil em uma nação desenvolvida vai ser uma grande conquista, para todos os brasileiros e para todos os habitantes do planeta. Vivemos durante muito tempo tutelados pelas outras nações, pela mentalidade de domínio. Agora estamos conquistando a capacidade de pensar e construir por nós mesmos.

A capacidade de vivermos em harmonia será a nossa maior conquista. O Brasil um país de imigrantes de todas as partes do mundo. O mundo inteiro vai aprender a ser brasileiro. Em acreditar que não existe raça melhor que a outra, que um ser não é mais inteligente que o outro, que todos somos irmão, e que todos podem construir a sua própria felicidade.

Depois de grandes percalços seremos uma nação justa para todos os seus cidadãos. Hoje somos uma nação em construção da felicidade. Seremos um Brasil justo para todos que vivem nessa terra.

- Anuncie Aqui -