Curitiba recebe ação voluntária “Retina do Bem” para atender 5 mil pacientes

Acontece nesse sábado (10/11) na Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, em Curitiba a maior ação voluntária da história da oftalmologia na capital paranaense, o evento ‘Retina do Bem’. Um mutirão, das 8h às 17h que vai reunir 40 médicos oftalmologistas e mais de 100 voluntários, em uma estrutura com capacidade para atender cerca de 5.000 pacientes portadores de diabetes e proporcioná-los o tratamento adequado.

O projeto é uma iniciativa inédita realizada pela Oftalmo Curitiba, sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal realizar, gratuitamente, exames de Fundo de Olho, Retinografia Digital e Fotocoagulação a Laser em pacientes portadores de Diabetes com indicação para tal, além de conscientizar a população sobre a gravidade da Diabetes, com palestras, monitoramento da glicemia e medidas terapêuticas.

A ação pretende zerar a fila de espera do SUS de pacientes que aguardam exames de diagnóstico da Retinopatia Diabética, uma das principais causas da cegueira no mundo. De acordo com o oftalmologista especialista em Retina e Vítreo e um dos responsáveis pela ação. Dr. João Guilherme Oliveira de Moraes (foto), o evento não se resume somente a este dia em específico. Após o evento, os pacientes que necessitarem de tratamento contínuo, bem como exames complementares ou até mesmo cirurgias de retina, catarata e glaucoma, serão encaminhados à clínica, hospital de referência nesta área. “O diferencial deste mutirão é que o mesmo não pretende somente diagnosticar, mas também oferecer o tratamento necessário. Os pacientes com quadros mais graves da doença, por exemplo, serão encaminhados ao serviço cirúrgico, dando seguimento ao tratamento adequado e imediato, evitando, dessa forma, o avanço da doença”, afirma Moraes.

No mundo todo, o mês de novembro é marcado por uma série de atividades em prol da Diabetes, que já atinge mais de 400 milhões de pessoas, causando mais de 5 milhões de mortes anuais. Muitos pacientes portadores de diabetes não sabem sobre as complicações causadas pela doença, entre elas, a Retinopatia Diabética – uma das principais causas de cegueira em pessoas jovens em todo o mundo. Como a doença tem rápida evolução, o diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para a preservação da visão e qualidade de vida dos pacientes.

- Anuncie Aqui -