Detran fará homenagens a vítimas de acidentes de trânsito; 130 ficam feridas diariamente no estado

O Detran (Departamento de Trânsito do Paraná) promove entre os dias 16 e 19, em Curitiba, uma série de atividades educativas para homenagear e lembrar das vítimas de acidentes nas ruas e estradas do Estado. Todos os dias, cerca de cinco pessoas morrem e 130 ficam feridas no trânsito paranaense.

“A ideia é ter quatro dias de atividades intensas para conscientizar motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. “Acreditamos que ações educativas podem fazer a diferença e mudar comportamentos de risco. Por isso, só neste ano abordamos mais de 22 mil pessoas em palestras, blitz educativas, abordagens de conscientização e mutirões”, acrescentou.

ATIVIDADES – Do dia 16 ao dia 18, das 11h30 às 13h30, as equipes do Detran e de parceiros estarão em quatro pontos da Capital que possuem maior índice de acidentes. São eles: Avenida Visconde de Guarapuava, Avenida Marechal Floriano Peixoto esquina com a Avenida Marechal Deodoro, Avenida Sete de Setembro (próximo ao Shopping Estação) e a Avenida Silva Jardim esquina com Rua Alferes Ângelo Sampaio.

Nos locais serão desenvolvidas performances que representam as diferentes vítimas de trânsito e situações de risco.

No domingo (19), data escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, haverá apresentação com o grupo de teatro Grutun!, da Unibrasil, além de distribuição de mudas de árvores e materiais educativos.

A ação será às 15h30, simultaneamente, em três pontos do Parque Barigui, no Salão de Atos, Pavilhão de Exposição (ExpoRenault) e Casa Amarela. A partir das 16h30, se iniciará uma caminhada com saída do Salão de Atos até o Memorial, também no parque. Para encerrar, às 17h, haverá uma apresentação com a Orquestra de Sopros da Fundação Cultural de Curitiba.

MUTIRÃO – Nos dias 16, 17 e 18, a equipe de Programas Educativos do Detran também vai prestar serviços de habilitação e veículo aos cidadãos e trabalhar a educação para o trânsito junto às crianças, através de ações lúdicas e recreativas, no mutirão da cidadania no bairro Tatuquara.

Na quinta (16) e na sexta-feira (17), a ação acontece das 13h às 17h. No sábado, das 9h às 17h.

- Anuncie Aqui -