Aberta a exposição de veículos antigos em Pinhais

O prefeito de Curitiba Rafael Greca abriu, oficialmente, nesta sexta-feira (17) no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, o 26º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos, promovido pelo Veteran Car Club do Paraná e pela FBVA (Federação Brasileira de Veículos Antigos).

O evento, que marca os 40 anos da FBVA, reúne até domingo (19) 700 veículos antigos com a proposta de valorizar a importância do automóvel para o desenvolvimento da sociedade moderna no século XX e reforçar a posição dos automóveis com bens de alto valor histórico e cultural.

“Eu estou no Expotrade Pinhais com o Paulo Roberto Naresi, presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos, nesta exposição de automóveis antigos, que começa com Ford Galaxie Landau, que transportou a Vossa Santidade, Papa João Paulo II na sua visita à Curitiba, no dia 6 de junho de 1980”, disse Greca.

“O carro (Galaxie Landau) é uma das atrações deste salão do automóvel que é a grande atração turística da grande Curitiba neste final de semana, e um importante evento para o turismo e para a economia de toda a região”, completou o prefeito de Curitiba.

Evento consagrado – Considerado um dos maiores eventos no segmento de veículos antigos da América Latina, o Sul Brasileiro apresenta uma estrutura ampla, com formato, divulgação e conceito novos: mais conectado com a diversidade de grupos, objetivo de cultuar, preservar e expandir a cultura do antigo em toda a sua amplitude.

“O evento já um dos maiores do Brasil também e busca, além de apresentar automóveis raros aos visitantes, celebrar o aniversário de 40 anos de fundação do Veteran Car Club do Paraná, promover a confraternização dos colecionadores, preservar a história do automóvel antigo e do antigomobilismo (arte da restauração de veículos antigos) brasileiro”, destacou o presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos, Paulo Roberto Naresi.

Entre os veículos em exposição, os visitantes podem apreciar modelos das marcas Chevrolet, Ford, Mercedes-Benz, Volkswagen, Ferrari, Porsche, Jaguar, Packard, Rolls-Royce, Dodge, Chrysler, Pontiac, Willys Overland, Vanguard, Desoto, Studebaker, Austin, Hudson, entre veículos nacionais e importados, além de caminhões americanos Peterbilt, Kenworth, Chevrolet, Ford e FNM.

Jaguar para apreciar – Os colecionadores de veículos antigos levaram verdadeiras preciosidades para o evento e a sensação contagiante ao público de volta no tempo. Ao encontro, Bernardo Zanin Groszewick expõe um jaguar, ano 1946, depois de dez anos de trabalho de restauração do veículo antigo.

“Foi um trabalho minucioso, detalhista, que envolveu toda nossa família, começando pelo meu pai, que é um apaixonado por carros antigos. Trabalhamos mais de dez anos em cima deste projeto, deste carro que pertencia ao consulado da Holanda e estava guardado na garagem”,, disse Zanin.

Segundo o expositor, o carro foi comprado pelo pai dele em 1978 para a família.  “Hoje apresentamos, pela primeira vez, para todo o Brasil, América Latina e para os visitantes deste salão de automóveis antigos, o carro completamente restaurado”, destacou o colecionador.

Estrutura – O 26º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos conta com um lounge de recepção; praça de alimentação com diversas opções, Loja Veteran Car Club PR 40 anos; transmissões ao vivo via internet para o mundo inteiro; presença de pilotos e outras personalidades do universo dos motores; mais de 60 stands com venda de peças; produtos vintage, antiguidades e vestuário; pocket shows acústicos em diversos momentos do dia.

 

- Anuncie Aqui -