Após transformadora reforma, Boza Supermercados reinaugura loja matriz

Há muito tempo, exatos 24 anos, ele já faz parte do dia a dia dos moradores da cidade, tem um endereço bem conhecido, mas agora após grande reforma, a primeira loja da rede do Boza Supermercados está de cara nova e bem maior. A loja matriz do Boza, no bairro Eucaliptos, em Fazenda Rio Grande foi reinaugurada na última quinta-feira (30/11) e agradou aos olhos dos clientes pelo tamanho – passou de 600 m² para 1400 m² -, pela estrutura moderna e por mais opções e comodidade nas compras.

Ampliar a loja que praticamente tem a mesma idade da cidade– foi fundada em 27 de novembro de 1993, três anos depois de Fazenda Rio Grande virar município – era um plano antigo e não poderia ser mais adiado, segundo o diretor Joraci Boza. “Era imprescindível (fazer essa reforma). Fazenda Rio Grande cresceu, a loja tem 24 anos e o bairro cresceu nesse tempo também. Era imperativo essa atualização para poder atender melhor nossos clientes”, justificou o visionário empresário que mesmo em um cenário econômico desfavorável do País resolveu colocar em prática o plano de ampliar a matriz. “O cenário do País, político e financeiro dificulta, mas fizemos o projeto, angariamos fundos para isso, fomos ao mercado financeiro e conseguimos, acreditando no potencial do município”, emendou o diretor.

E o resultado de todo esse esforço financeiro já pode ser visto na inauguração. A remodelada loja do Boza Supermercados ganhou uma nova e bonita fachada, uma área maior na área de panificação e no açougue. A exposição do enorme mix de itens nos corredores melhorou e muito. Na retaguarda, a infraestrutura de logística, como a implantação de uma doca (espaço para descarregamento de mercadorias) e ampliação do depósito vai facilitar o trabalho operacional.  A parte administrativa que estava dividida em outras lojas, agora fica centralizada na matriz.

Uma estrutura que condiz com uma das marcas mais famosas de Fazenda Rio Grande. Quando se pensa em supermercado, o primeiro nome que é lembrado no município é do Boza que hoje conta com 500 funcionários. E não é apenas esse número que impressiona. O supermercado da família fazendense atende em média 230 mil clientes por mês, ou seja, a cada dia são atendidas em média 8 mil pessoas.

Um movimento que não poderia ser previsto lá trás, quando Joraci Boza, ao lado da família, resolveu apostar todas as fichas para abrir seu comércio de produtos alimentícios, nesse mesmo endereço, há 24 anos. “A Fazenda daquela época era sem asfalto, não tinha água encanada, poucos tinham telefone, não tinha celular”, lembra, com bom-humor Joraci.

O sorriso do empresário diminui ao recordar das dificuldades. “Foi uma época de muitas dificuldades, inflação muito alta, difícil de investir e eu apostei todas as fichas. Era ruim para todo mundo, porque o que se trabalhava mês inteiro para ganhar, valia pouco. Não conseguia economizar, os preços subiam toda hora, ganhava bastante dinheiro, mas no final, era tudo ilusão porque a inflação comia tudo”, disse o diretor, ao recordar da época do plano econômico em que a moeda era o URV e para logo em seguida, mudar para o real, entre 1993 e 1994. Nos primeiros sete meses do URV em 1994, o Brasil enfrentou uma inflação de 757% – algo assustador se comparado aos dias atuais, em torno de 4,5% ao ano.   “Mas depois com o Real, foi melhorando e nós fomos trabalhando e a situação se consolidando. Mas amassamos o pó de Fazenda Rio Grande sem dó e tocamos em frente”, disse Joraci.

Salto

Depois de amassar o pó, como disse Joraci, o Boza Supermercados cresceu no mesmo ritmo da cidade. O grande salto da empresa veio em 2011. Depois de uma ampla reforma na loja do bairro Gralha Azul – um dos que mais crescem no município – surgiu a oportunidade de a empresa adquirir duas lojas de um concorrente. E arrojado, Joraci não titubeou. “A gente já tinha planejado em 2010 reformar a matriz, quando reformamos a do Gralha Azul. O projeto já estava na prancheta, para dar uma repaginada, mas surgiu essa oportunidade de adquirir essas duas lojas e se voltamos para essa tarefa. Demandou tempo, mas tivemos que encarar”, afirmou Joraci, reconhecendo que foi um grande salto na história da empresa. “Nós duplicamos o tamanho do nosso negócio e envolve uma série de questões, tem o bônus de você mostrar a imagem, de ampliar o atendimento, mas também o ônus, do trabalho para tudo isso funcionar, mas deu certo e consolidamos a marca”, disse, com um tom de dever cumprido.

Com a ampliação em 2011, o Boza Supermercados passou a ter quatro unidades na cidade. Mas, ao reinaugurar a matriz nessa semana, a empresa mostra que jamais vai esquecer de onde começou e que é necessário valorizar as raízes.

********************************************************************************************

Foto destaque: Joraci Boza, a esposa dele Sônia e as filhas Letícia e Priscila durante a reinauguração da loja do bairro Eucaliptos, em Fazenda Rio Grande

 

- Anuncie Aqui -