Veja o vídeo do incêndio no Palácio Belvedere em Curitiba; Greca pede imediato restauro

O projeto da reforma do Edifício Belvedere e da revitalização da Praça Cândido Lopes, no bairro São Francisco, Setor Histórico de Curitiba, foram temas de mais um encontro nesta quinta-feira (17). O Belvedere, tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná, foi doado pelo Governo do Estado à Academia Paranaense de Letras (APL). Curitiba, 17/12/2015 Foto: Fernando Ogura

A motivação do incêndio no edifício Belvedere, no São Francisco ocorrido na noite de ontem (06/12) ainda está sendo apurada, mas assim que soube do ocorrido o prefeito de Curitiba Rafael Greca veio a público lamentar o incidente e revelar que já havia planos para a restauração do monumento que faz parte do patrimônio histórico. “Lamentável incêndio no Belvedere do Alto de São Francisco me entristece e determina a recuperar o bem danificado. O prédio construído pelo grande prefeito Cândido de Abreu em 1915 tem recursos de Potencial Construtivo liberados por mim – no valor de R$ 1.140.000,00 – já depositados em conta para criterioso restauro. Repetidas vezes este ano me ocupei do assunto travado por odiosa burocracia. O projeto do IPPUC só não foi licitado porque aguarda liberação da Divisão do Patrimônio Histórico do Paraná. As chamas não nos derrotarão. Nem a burocracia. Vamos aguardar perícia dos bombeiros e assim que a burocracia permita nós começaremos a obra. Curitiba terá de volta o Belvedere revitalizado de alguma maneira.”, postou Greca, nas redes sociais.

As primeiras informações colhidas no local é de que uma pessoa teria invadido o espaço durante a noite e ateado fogo. Há anos, o prédio tem sido alvo de depredações e pichações. Veja abaixo imagens do prédio Belvedere em chamas:

 

- Anuncie Aqui -