Liceus de Ofícios dobram número de vagas em cursos profissionalizantes

O programa Liceus de Ofícios da Prefeitura, que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional, dobrou o número de vagas ofertadas para a população. Em 2017, o programa ofereceu 12.038 vagas em 189 cursos, enquanto que em 2016, a população contou com 5.870 vagas em 11 opções de capacitações. Se comparado com 2015, o aumento foi de mais de dez vezes (1.214%), já que naquele ano o programa ofereceu apenas 916 vagas em sete cursos.

Os cursos atendem várias áreas técnicas e também comportamentais e foram ofertados por meio de contratos próprios ou parcerias com empresas e institutos, entre eles o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-PR), Senai, Sesc, Electrolux, Jumper e Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Entre as opções ofertadas na área técnica estão mecânica básica, informática básica, montagem e manutenção de computadores, auxiliar de confecção, auxiliar administrativo e auxiliar de elétrica predial.

Na área comportamental foram 72 cursos desenvolvidos em conjunto com o CIEE, como de oratória, qualidade no atendimento ao público, marketing pessoal, empreendedorismo e eficiência profissional. Mais de 1.200 pessoas participaram das capacitações comportamentais.

Reformulação

“Quando iniciamos a gestão, em janeiro de 2017, encontramos o programa Liceus de Ofícios sem ofertar cursos, sem contrato de limpeza das 24 unidades e quase sem orçamento”, disse o diretor de Qualificação para o Trabalho da FAS, Fabiano Vilaruel.

“Depois da identificação de todos os problemas, fizemos uma grande reformulação que garantiu novas parcerias e ações estratégicas para fazer com que os cursos chegassem até a população”, completou Vilaruel.

Uma das novidades implantadas em 2017 foi a promoção de cursos em outros espaços, além dos Liceus de Ofícios, como Ruas da Cidadania, Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Centros Especializados de Atendimento à População de Rua (Centros POP), estes últimos são unidades que compõem a rede da assistência social do município.

“2017 foi o ano de buscar alternativas para não deixar o programa Liceus de Ofícios acabar. Todo o esforço foi concentrado no desenvolvimento de parcerias que devolvessem a confiança para o programa e garantisse qualificação profissional para a população, que é uma das diretrizes do prefeito Rafael Greca”, disse Vilaruel.

- Anuncie Aqui -