Desidratação causa confusão mental e pode até levar a óbito

Idosos e crianças são as pessoas mais vulneráveis a sofrer desidratação. A afirmação é do clínico médico e nefrologista Ricardo Benvenutti. Segundo o médico, as principais causas de desidratação são diarreia e baixa ingestão de líquidos, passando por outras causas, como perdas excessivas de suor sem reposição adequada e febre.

Diabetes descontrolado, infecções em geral e a perda da percepção da sede também são responsáveis por causar desidratação em idosos, que acabam passando por lapsos de memória e confusão mental, sintomas que podem facilmente ser confundidos e associados a Alzheimer ou outras doenças neurológicas.

As principais complicações causadas pela desidratação são relacionadas com anormalidades nos minerais do sangue (principalmente sódio e potássio), bem com pela perda do volume circulante (causando queda da pressão arterial).

Prevenção – A melhor maneira de prevenir a desidratação em idosos é a ingestão de cerca de dois litros de água e de outras bebidas saudáveis – chás, sucos, água de coco, leite, sopa, gelatina e frutas ricas em água (abacaxi, laranja, melão e melancia). Para facilitar, é aconselhável deixar água sempre disponível e próxima, principalmente ao tomar medicamentos e durante as refeições. Adaptar utensílios para facilitar a ingestão de líquidos, como canudos e copos com bico também é indicado

Sintomas de desidratação:

– Confusão mental

– Fraqueza muscular

– Intestino preso

– Olhos profundos

– Tontura

– Câimbras

– Dor de cabeça

– Febre

– Irritação

– Desorientação e esquecimento

– Infecção urinária e pneumonia

– Taquicardia (batimentos cardíacos acelerados)

– Perda de peso

– Pele seca e com menos elasticidade

– Menor produção de urina

– Quedas

– Hipotensão (pressão arterial baixa)

– Piora em infecções

- Anuncie Aqui -