Enquete aponta descontentamento da população com administração de Fazenda Rio Grande

Fazenda Rio Grande completa 28 anos de emancipação nessa sexta-feira (26/01). O município é um dos que mais crescem no Paraná. A expansão demográfica é tão rápida que até os dados estatísticos são imprecisos. De acordo com o IBGE, a estimativa é de que o município possua 95.225 moradores, porém, dados da Prefeitura, baseado nas ligações de luz e água, número de eleitores e levantamento de agentes de saúde, apontam que a população já ultrapassou 130 mil habitantes. E não é exagero, Fazenda Rio Grande superou há um bom tempo a marca de 100 mil pessoas.

Entre as razões desse crescimento está a política administrativa da cidade dos últimos oito anos de liberar, sem freio e com interesses ocultos, grandes loteamentos residenciais. A cidade teve também o fortalecimento do comércio e a chegada de grandes indústrias, mas não se compara ao incentivo administrativo para a construção de milhares de casas populares e sobrados na cidade. O pó das ruas ficou no passado e agora, o asfalto é realidade em quase 100% do município.

E junto com esse desenvolvimento cresceu também o desafio para atender tamanha população. Os problemas nas áreas de saúde, educação e segurança, entre outros são sentidos diariamente. Com recursos e muitas vezes, competência de gestores, menores do que a cidade deveria receber, Fazenda Rio Grande, pela força de sua gente tem contornado as pedras no caminho e jovem, se enche de esperança e projeta um futuro melhor para ter motivos de sobra para celebrar novos aniversários.

 

Voz do povo

E no aniversário da cidade, em um momento de reflexão, nada melhor do que conhecer a opinião dos moradores sobre Fazenda Rio Grande. No Facebook, no perfil do jornal A Semana, perguntamos: Qual a lembrança que você guarda na memória de Fazenda Rio Grande do passado? O que você gosta e o que poderia ser feito por uma cidade melhor?

Veja algumas opiniões de moradores deixadas nos comentários – entre milhares de leitores, muitas curtidas e compartilhamentos:

Roseli Cruz – Saudade de quando a gente podia sair à noite na Fazenda sem medo. Hoje até de dia dá medo por causa dos assaltos. Espero que o povo eleja esse ano um prefeito que não pense só nele e sim no povo também (eleições municipais ocorrem apenas em 2020). Espero mais segurança e emprego, pois o povo da Fazenda está cansado de ir na agência, fazer entrevista e não ser contratado por morar na Fazenda. Fico muito triste em ver tudo isso e não temos a quem recorrer. Espero que o povo pense antes de votar. Chega de encher a prefeitura de m.., vamos tentar pôr alguém que olhe por nós.

Weliton Oliver – É preciso embelezar mais a cidade com praças, parques e outros tipos atrações para que os fazendenses não precisem se deslocar para Curitiba a procura de lazer. Assim, automaticamente deixa de gastar fora e enriquece Fazenda Rio Grande.

Alexandre Maier – Gostaria de uma vaga para minha filha na creche. Esse ano ela vai fazer 3 anos e até agora nada. Então, ao invés de dar shows e festas gaste esse dinheiro na Educação.

 

Marli Duarte – A BR era horrível. Agora está show. Terminal (de ônibus) era pré-histórico e agora está ótimo.

Rogerio Britto –  Nasci e morei em Curitiba. Comprei minha casa aqui na Fazenda e desde quando mudei aprendi a amar cada vez mais essa cidade. Tem um ar de cidade do interior ao lado da capital. No meu ponto de vista cresceu demais e muito rápido, porém sem planejamento, mas é aqui que pretendo ficar o resto dos meus dias…

 Angélica Bonifácio – Falta policiamento, falta emprego, falta escolas, falta hospitais ou seja falta tudo. Cidade mal planejada, alojamento do governo.

Raquel Alves, enfermeira – O povo precisa de trabalho, pois Fazenda Rio grande é uma cidade-dormitório. Precisamos de saúde, segurança, mais ônibus porque é muito pouco. O povo trabalha o dia todo, vai com ônibus lotados e à tarde é a mesma coisa. Senhores prefeito e vereadores olhem pelo povo porque afinal vocês estão aí, sem fazer (nada) e porque o povo colocou vocês aí.

Moacir Hmn – Melhorias na área da saúde, nos postos de alto atendimento. Minha esposa há dias não consegue marcar uma consulta na unidade Pioneiros. Liga todos os dias, não funciona. Criar áreas de lazer, porque não tem. Está na hora da Fazenda deixar de ser uma cidade dormitório.

Antonio Correia da Molta – Estaria de bom tamanho se colocassem a mão na consciência e baixassem o IPTU que está um absurdo o valor!

Eduardo Paes –  Cidade boa de se morar, cresceu rapidamente em 28 anos, mas ela esqueceu de crescer junto com a população.  Precisa saúde, segurança e educação melhor. Mais praças, investir em novos pontos turísticos até para poder embelezar a nossa cidade.

 Claudimir Steklain da Rocha – Minha lembrança quando cheguei na Fazenda tinha que pegar ônibus na BR. Na época era uma fazenda mesmo. Saudades, momentos sofridos, mas era bom.Desde 1987.

Junior Fagundes – Coloca um prefeito competente. Mais segurança e saúde …

Sandra Mara Marques Fiedler – Precisamos de representantes do povo que queiram trabalhar e honestos. Porém também precisamos que moradores cobrem seus direitos com razão. Quem ainda não transferiu seu título, que assim o faça, pois só assim se sabe quantos são os moradores para se aumentar a verba ao Município. Antes de permitir mais loteamentos pensar na infraestrutura (postos de saúde, escolas, CMEIS, etc).

Sandra Miglioli – Cursos gratuitos e incentivos para os jovens que não conseguem emprego, oportunidades.

José Revelino Cardoso –  Trocar todos esses políticos que não fazem nada pela população

 

- Anuncie Aqui -