Começa a funcionar o radar que monitora a Grande Curitiba

Começa a funcionar a partir desta quarta-feira (07.02) o radar meteorológico Banda X, cedido ao Governo do Estado pela empresa Japan Radio Company (JRC). Instalado na sede do Simepar, o equipamento vai monitorar a Região Metropolitana de Curitiba, fornecendo dados para ações de prevenção de risco desastres naturais. O equipamento foi cedido através de uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e não terá custos para o Estado.Curitiba,01/02/2018 Foto:Jaelson Lucas / ANPr

Começa a funcionar a partir desta quarta-feira (07.02) o radar meteorológico Banda X, cedido ao Governo do Estado pela empresa Japan Radio Company (JRC). Instalado na sede do Simepar, o equipamento vai monitorar a Região Metropolitana de Curitiba, fornecendo dados para ações de prevenção de risco desastres naturais. O equipamento foi cedido através de uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e não terá custos para o Estado.

A diferença do Banda X em relação aos radares que já estão em operação no Estado – em Teixeira Soares (Centro-Sul) e em Cascavel (Oeste) – está na precisão dos dados coletados. O Banda X é de curto alcance e voltado para os grandes centros urbanos, com monitoramento feito a cada minuto e num ponto específico. Já a informação em tempo normal dos demais radares costuma a ser de cerca de 15 minutos.

A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná passa a ser a única a dispor dessa tecnologia, que poderá servir de modelo para outros estados avançarem na prevenção de desastres. “No Brasil não existe nada igual, com monitoramento constante de minuto a minuto e que relaciona a quantidade de chuva com possíveis deslizamentos. Esse projeto é pioneiro e pode auxiliar no avanço meteorológico de outros estados”, afirma o subchefe operacional da Defesa Civil, tenente Marcos Vidal.

RESPOSTA – Os técnicos do Simepar e da Defesa Civil foram capacitados pelas equipes do Japão para operar o radar. Ao longo deste mês, passa por uma fase de adaptação e calibração das informações. “O radar gera informação de uma área específica na Região Metropolitana, isso vai resultar num melhor tempo de resposta do Sistema de Monitoramento e Previsão Hidrométrica do Estado, especificamente, na região monitorada”, destaca o tenente Vidal. O Simepar encaminha as informações à Defesa Civil, que é responsável por monitorar as condições e, caso necessário enviar os alertas, aos municípios.

O radar Banda X coletará as informações pluviométricas e fará o cruzamento com informações de deslizamentos já ocorridos na região metropolitana de Curitiba. Com isso, o Sistema de Previsão de Deslizamentos contará com indicação de prováveis ocorrências, permitindo a emissão de alertas antecipados de desastres.

- Anuncie Aqui -