Limpeza da caixa de gordura da pia evita poluição dos rios

Deixar a caixa de gordura limpa e com a manutenção em dia evita dores de cabeça dentro de casa e também a poluição dos rios. O alerta é do Departamento de Saneamento e Recursos Hídricos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba.

Embora a verificação precise ser constante, em caixas de gordura residenciais a limpeza mais pesada pode ser feita de duas a três vezes por ano, segundo as orientações do diretor de Saneamento e Recursos Hídricos, Ibson Gabriel de Campos.

“A frequência pode ser maior conforme o uso da cozinha da casa”, reforça o diretor. A limpeza é relativamente simples, observa. O mecanismo, se instalado corretamente, é acessível e basta abrir a tampa e recolher o resíduo. A gordura fria acaba se solidificando e pode ser armazenada em sacos plásticos e disposta com o lixo comum para a coleta.

Consequências

Se este cuidado não for tomado, a gordura pode impedir o escoamento da água ou se depositar no encanamento, aumentando os riscos de entupimento, fazendo com que o esgoto retorne para dentro do imóvel ou provocar rompimento do cano, o que pode causar a poluição dos rios.

A instalação das caixas de gordura é obrigatória, de acordo com a Lei Municipal 13.634/2010.

- Anuncie Aqui -