Preso líder de quadrilha envolvida em ataques a carros-fortes no Paraná

Um dos principais articuladores dos violentos e recentes assaltos a bancos e carros-fortes no Paraná foi apresentado nessa terça-feira (27), pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil. O homem, de 42 anos,  conhecido como “Coelho”, é suspeito de integrar uma facção que atua dentro e fora dos presídios. Os ataques serviam para financiar as ações dos criminosos.
O homem foi detido na segunda-feira (26/03) após um trabalho de inteligência e campo realizado por policiais do Cope. “Coelho” foi localizado nas ruas do bairro Pinheirinho, em Curitiba, em posse de um documento falso.
Ele é suspeito de participar, só neste ano, do planejamento e excussão do roubo aos cinco carros-fortes na região dos Campos Gerais – que resultou na morte de dois motoristas e um bandido –, no início de fevereiro, e nas explosões a bancos em Palmeira e Pitanga.
Além de possuir dois mandados de prisão em aberto e condenação que chegam a 34 anos de prisão, “Coelho” responde ainda a mais de 30 processos por tráfico de drogas, associação para o tráfico, homicídio, roubo, organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e uso de documentos falsos. Ele já foi reconhecido como um dos integrantes de um assalto em Balsa Nova, no qual a família do gerente foi sequestrada, e uma tentativa de assalto a banco em Ortigueira, ambos em 2017.
A polícia chegou até o suspeito após uma ação da quadrilha no início do ano em Guaraqueçaba, Litoral do Estado. Posteriormente, após uma abordagem da Polícia Militar, o homem fugiu com um fuzil, mas a esposa dele foi presa com várias munições e também com um celular. Durante a perícia no aparelho, foram encontradas imagens dele manuseando um fuzil ponto 50, que foi apreendido no ataque aos carros fortes da BR-376.
Desde 2007 “Coelho” já foi preso quatro vezes, uma das últimas pelo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da Polícia Civil, pelo sequestro do gerente de um banco em Matinhos. O suspeito foi um dos presos arrebatados da Penitenciária Estadual de Piraquara (Pep), em janeiro de 2017.
Além de integrar esta que está sendo apontada pela polícia como a principal quadrilha de assaltos a bancos e carros fortes no estado, o criminoso também atuava no tráfico de drogas na cidade. Por causa de uma disputa por pontos de venda de entorpecentes, ele teria participado da execução de dois homens e uma mulher no início deste mês, na Vila Bracatinga, bairro Pilarzinho em Curitiba. Eles foram assassinados com um fuzil Ak-47. Um dos mortos, Misael Teodoro da Luz, teve o corpo retirado do túmulo, arrastado no Cemitério do Boqueirão.
“Um esforço concentrado das autoridades da Segurança Pública para identificar e prender este suspeito que está envolvido em diversos crimes que vem chocando a população pela violência e ousadia das ações. Com essa prisão, nós esperamos trazer uma grande tranquilidade as investigações que vão continuar para que nós possamos identificar e prender mais pessoas envolvidas na quadrilha”, disse o delegado-titular do Cope, Rodrigo Brown.

As investigações continuam a fim de identificar a participação de “Coelho” em outros crimes e de outros criminosos envolvidos.

- Anuncie Aqui -