Obra no viaduto do Orleans deve resolver gargalo de trânsito no São Braz

Uma rotatória elevada e estendida por sobre a BR-277 estruturada em dois viadutos é a solução para o gargalo de tráfego que hoje existe na região do saturado viaduto do Orleans, por onde passam 3 mil veículos/hora nos picos diários na ligação entre as regiões de Santa Felicidade e Campo Comprido, na região noroeste de Curitiba.

Os recursos para as transposições da rodovia serão garantidos por meio de convênio, assinado pelo prefeito Rafael Greca e o governador Beto Richa, na noite desta segunda-feira (2/4), em evento no 3 Marias Clube de Campo, no São Braz.

“É um esforço conjunto das equipes do governo do Paraná e da Prefeitura de Curitiba. Do DER, através da secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística e do Ippuc e da nossa secretaria de Obras”, afirmou Greca ao apresentar o projeto à comunidade local e às autoridades presentes.

Serão investidos R$ 30 milhões, sendo 50% provenientes de repasses a fundo perdido do governo do Estado e os 50% restantes de financiamento do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU) a ser concedido ao município.

A estimativa de conclusão da obra é de 18 meses, incluindo processo licitatório e prazos legais vigentes. “Confio que em breve estaremos inaugurando essa rotatória elevada que vai resolver esse gargalo de trânsito e tornar mais acessíveis as regiões do São Braz e Santa Felicidade, do Jardim Gabineto, Orleans e Campo Comprido e as ligações da Cidade Industrial ao eixo trinário da Monsenhor Ivo Zanlorenzi, Padre Agostinho e Pedro Viriato Parigot de Souza com o eixo da Manoel Ribas e adiante no sentido do acesso ao Contorno Norte. Com isso a cidade avança. A cidade melhora”, reforçou o prefeito.

Moradores da região

Morador da região há cerca de 20 anos, o vereador Colpani ressaltou a alegria da comunidade local pelo projeto e a futura obra do novo viaduto do Orleans anunciados pela Prefeitura e o governo do Estado. “Fico feliz, prefeito Rafael Greca, de andar junto com você pelos bairros e ver o que está fazendo por Curitiba. A gente que está na Câmara, há cinco anos, sentiu essa diferença em um ano de trabalho”.

O representante da Associação de Moradores do Conjunto Saturno junto ao Conselho da Cidade (Concitiba), Mauro Algacir Gonçalves da Costa, considera que a segurança na mobilidade será um ganho importante com o novo projeto. “É uma demanda de longa data que vai ajudar a desafogar a Toaldo Túlio e a João Falarz e a diminuir o número de acidentes”. Com 76 anos de idade, Costa vive há 42 anos no Conjunto Saturno, que reúne perto de 1,5 mil moradores em 400 residências.

Desenho urbano

Pelo projeto, validado pelo Ippuc, o viaduto atual será ladeado por dois novos viadutos.  As novas transposições servirão a fluxos opostos de tráfego por sobre a rodovia e terão 60 metros de extensão, com duas faixas de rolamento cada. A estrutura se completará com 1 km de vias marginais para o acesso a quem segue para o Orleans, pela João Falarz ou para Santa Felicidade, pela Toaldo Túlio.

A estrutura do viaduto existente ficará ao centro e ganhará projeto paisagístico. O uso será exclusivo à travessia de pedestres e ciclistas, com a possibilidade de receber feiras do município no espaço existente, depois que as duas transposições paralelas estiverem prontas e em operação.

Além do projeto do novo viaduto do Orleans, o prefeito apresentou à comunidade da Regional de Santa Felicidade os projetos de transposição da Linha Verde dos viadutos da Anne Frank, Tenente Francisco Ferreira de Souza, estação de integração do viaduto da Marechal Floriano e as trincheiras da estação São Pedro, todos também financiados com recursos do Estado e contrapartida do município.

 

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