O Novo Brasil

O assunto da semana foi a prisão do ex-presidente Lula. Algo impensável para alguns brasileiros. Políticos brasileiros serem processados, condenados e presos por corrupção é algo muito novo para o Brasil. A lei de foro privilegiado garante impunidade a uma grande quantidade de políticos.

A prisão de Lula foi um circo. A todo o momento o PT queria um grande banho de sangue para tentar parar o processo. Finalmente Lula resolveu se entregar.

A opinião pública mudou. A corrupção empobrece o Brasil. Desvia recursos públicos para um pequeno número de pessoas. A corrupção não é mais tolerada. O instituto do foro privilegiado é uma ferramenta para acobertar criminosos.

O PT prestou um grande benefício ao Brasil quando colocou, de forma bastante clara, para toda a população o jeito de operar da política brasileira. Tudo era negociado. Ninguém tinha medo de ser pego pelos crimes de cometessem com o dinheiro público.

Por outro lado, a guerra do presidente dos Estados Unidos está levando os preços da soja e do milho às alturas. A saca de soja já chegou a 87 reais no Porto de Paranaguá. A tendência é de uma subida maior. O que deve trazer uma grande renda para os agricultores.

A tendência é que a Guerra de Trump se espalhe ainda mais. A China precisa de um fornecedor de alimentos confiável. O Brasil é a sua única alternativa. Os investimentos chineses vão aumentar muito nos próximos meses. Outros países vão acompanhar, pois não querem ficar de fora do crescimento do Brasil. Até as empresas norte-americanas ligadas ao agronegócio vão fazer grandes investimentos no Brasil, pois os Estados Unidos vão entrar em crise. Os produtos agrícolas norte-americanos terão dificuldade de encontrar outros compradores no mundo.

Depois da guerra acabar ficará a lição. Os Estados Unidos não são um parceiro confiável. A sua estratégia de hegemonia passa pelo uso de todas as armas possíveis. A exportação de alimentos é uma arma na mentalidade atual norte-americana. Qualquer país pode ser retaliado.

A base do comércio de longo prazo é a confiança. O presidente Trump demonstrou que não é uma pessoa confiável. Que está disposto a usar todas as suas armas para conseguir o que quer.

É nesse cenário contraditório que o Brasil está se transformando numa nação mais confiável aos olhos internacionais. A corrupção endêmica está sendo controlada. A capacidade de exportação de commodities está aumentando bastante.

A maioria dos brasileiros só conseguem ver a crise política. Sempre imaginando que a Justiça Brasileira será mais uma vez leniente com os políticos corruptos. Só que agora a opinião pública não aceita mais esse beneplácito da justiça com os corruptos. O Supremo Tribunal Federal (STF) se sente controlado pela opinião pública. Cada ato seu é acompanhado em detalhes.

O divisor de águas será as eleições de outubro. A grande maioria dos políticos não conseguirão se reeleger. Metade dos senadores que irão para as eleições são processados por corrupção pelo STF. Se perderem as eleições vão para os tribunais de 1ª instância. Lá os processos andam muito mais rápido. Lula foi condenado pois não tinha mais o cobertor do foro privilegiado.

Enquanto isso a economia brasileira vai entrando numa fase de grande crescimento. Os superávits da balança comercial devem aumentar bastante, podendo ultrapassar os 90 bilhões de dólares já em 2018. O que vai fortalecer a nossa economia com reservas de moedas fortes.

O que fica faltando é uma grande reforma no Estado Brasileiro. Essa é missão do novo Congresso Nacional, que vai ser eleito em outubro. Em janeiro de 2019 teremos um novo comando no país. As condições de fazer grandes reformas serão propícias. O Brasil vai viver um novo momento.

- Anuncie Aqui -