No México, Greca assina compromisso de cidades pela inovação e design

Em reunião de prefeitos da World Design Organisation (WDO), realizada na última segunda-feira (23/4), na Cidade do México, o prefeito Rafael Greca apresentou os projetos do Vale do Pinhão, dos Faróis do Saber e Inovação e do sistema de Transporte BRT, utilizado em 250 cidades do mundo, inclusive na capital mexicana com o nome de Metrobus.

“O Desenho Urbano de Curitiba reconhecido no mundo inspira qualidade de vida em outras cidades”, disse o prefeito, que assinou a declaração que inclui Curitiba entre as cidades compromissadas com a inovação e o design.

O evento teve como anfitrião o prefeito da Cidade do México, José Ramón Amieva Galvez, neste ano escolhida pela WDO a Capital Mundial do Design e o simpósio presidido pela CEO da World Design Organisation, Luisa Bocchietto. Além de Greca, participaram prefeitos e planejadores urbanos das cidades de Turim (Itália), Helsinque (Finlândia), Cape Town (África do Sul), Taichung (Taiwan), Lille (França), Madri (Espanha), Puebla e Cidade do México.

Greca e o prefeito da Cidade do México

O encontro teve como sede a Jefatura de Gobierno y Cabildo, hoje Prefeitura da Ciudad del México –  erguida por ordem de Don Hérnan Cortés – El Conquistador a partir de 1521. “Fiquei feliz em ler num escudo de pedra a legenda: ‘Governar é servir a Cidade’. Assim creio.”, disse o prefeito curitibano que foi acompanhado no evento pela supervisora de Informações do Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Liana Vallicelli.

Representante do Brasil

Desde o último dia 14, Curitiba representa o Brasil com uma mostra das práticas de planejamento e design urbano na 10ª edição da Feira das Culturas Amigas, que acontece até o dia 29 no Zócalo, o coração da capital mexicana. O estande da capital paranaense é destaque no evento. A montagem da exposição foi feita pelo Ippuc a pedido da Embaixada do Brasil no México.

Primeira das Américas

A Cidade do México é a primeira das Américas e a sexta do mundo a ser escolhida Capital Mundial do Design, numa premiação bianual que teve início em 2008, por iniciativa da WDO, instituição canadense anteriormente denominada Conselho Internacional das Sociedades de Design Industrial (International Council of Societies of Industrial Design).

A primeira cidade a receber o título foi Turim, em 2008, seguida de Seul (2010), Helsinque (2012), Cidade do Cabo (2014) e Taipei (2016).

 

- Anuncie Aqui -