Bope apreendeu mais de 1 tonelada de drogas em menos de 40 dias na RMC

Em pouco mais de um mês, o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) retirou das ruas do Paraná, principalmente Curitiba e Região Metropolitana, mais de uma tonelada de maconha e de outras drogas, além de apreender 19 armas de fogo e prender 92 pessoas. O balanço corresponde de 1º de abril até a madrugada de 07 de maio deste ano.

Além de maconha, as equipes apreenderam 8,52 quilos de crack, mais de dois quilos de cocaína e 18 gramas de haxixe. “Estas substâncias agregam alto valor de rentabilidade para os envolvidos no tráfico de drogas, então quando a PM retira de circulação estes materiais, com certeza está protegendo nossos jovens, nossas crianças que não terão acesso a eles”, garante a Comandante-Geral da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha.

Paralelamente às apreensões de drogas, os policiais militares do BOPE apreenderam dezenas de armas de fogo. “Estes materiais possuíam relação com o tráfico, roubos, furtos e possivelmente homicídios, com estas apreensões evitamos que estes objetivos continuassem sendo usados no crime”, acrescenta a Comandante-Geral. Foram apreendidas nove pistolas, seis revólveres, uma espingarda e uma garrucha.

A atuação esforçada dos miliares estaduais culminou ainda na localização de dois fuzis, armas de grosso calibre. Um deles foi encontrado na última sexta-feira (04/05) no bairro Pinheirinho, durante uma ocorrência de tráfico de drogas. Um homem foi preso na situação.

“Estas são as apreensões do BOPE, mas em todo o estado os policiais militares estão todos os dias apreendendo armas e drogas e apreendendo pessoas, incansavelmente, com os meios matérias disponibilizados nos últimos tempos pelo Governo do Estado, num esforço dos governadores Beto Richa e Cida Borghetti”, afirmou a coronel Audilene.

Últimas apreensões

O trabalho integrado auxiliou em grandes apreensões como as que ocorreram no último fim de semana. No sábado (05/05) em Campo Largo, os policiais militares do BOPE apreenderam 136 quilos de maconha e prenderam duas mulheres que estariam envolvidas com o tráfico. Em outra situação, no mesmo dia, no bairro Novo Mundo, em Curitiba, mais 134,3 quilos de droga foram localizados e um homem preso.

Já no bairro Ganchinho, ao passarem pela Rua Maurício Erzirio dos Santos, no domingo (06/05), os policiais do BOPE avistaram homens carregando objetos em um VW Saveiro e um Fiat Stilo. Os suspeitos correram para dentro da casa e os policiais militares solicitaram reforços para efetuar a abordagem. Ao adentrarem na residência foram encontradas nove pessoas (seis homens e três mulheres), e localizados fardos com tabletes de maconha que totalizaram 193,30 quilos.

“Um dos suspeitos, que possuía uma tornozeleira eletrônica, teria assumido a propriedade da droga e segundo o BOPE, a substância teria sido adquirida em Foz do Iguaçu (PR)”, conta o tenente-coronel Hudson Leôncio Teixeira. Diante da situação, os suspeitos foram encaminhados para a delegacia da região a fim de serem feitas as providências cabíveis.

A atuação da unidade se faz pelas seis subunidades: a Companhia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE); a Companhia de Choque; a Companhia de Operações com Cães (COC); o Esquadrão Antibombas (EAB); a Equipe de Negociação e a Companhia de Comandos e Operações Especiais (COE).

“As apreensões de drogas e armas feitas pelo BOPE contam com o apoio do Serviço de Inteligência da unidade que auxilia na busca por informações de locais onde há tráfico, imóveis utilizados para armazenamento e materiais utilizados pelos traficantes, acompanhando a movimentação desses locais e agindo em conjunto com as equipes ostensivas no momento mais adequado”, explica Hudson.

- Anuncie Aqui -