Joaquim Barbosa anuncia que não será candidato a Presidente

O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa anunciou na manhã desta terça-feira (08/05) que não pretende se candidatar ao cargo de Presidente do Brasil nas eleições deste ano. Barbosa que vinha crescendo nas pesquisas de intenção de voto, com índices que variavam entre 8% e 10%, segundo a mais recente pesquisa do Datafolha, alegou questões pessoais para abrir mão da disputa – embora nunca tenha indicado que realmente sairia candidato. “Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal”, postou Barbosa em seu perfil do Twitter.

Primeiro presidente negro do Supremo, indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2003, ele foi relator do julgamento do mensalão, no qual condenou 22 dos 25 réus, entre os quais o ex-ministro José Dirceu.

Sua postura e bem-sucedida trajetória de vida, onde saiu de família humilde ao posto máximo da Justiça brasileira, sem se corromper ao condenar o amigo pessoal de alguém que tinha lhe indicado ao cargo no STF, colocaram-no em um patamar de exemplo de integridade nacional. Nesse ano, se filiou ao PSB para uma eventual candidatura, descartada agora, cinco meses antes da eleição.

- Anuncie Aqui -