Curitiba 2035 apresenta as bases para o futuro da cidade

Lançado na tarde da última terça-feira (8/5), em cerimônia no Salão de Atos do Parque Barigui, o documento Curitiba 2035 representa mais um passo na consolidação do planejamento estratégico para o futuro da capital paranaense.

“Curitiba busca a cultura da inovação sem perder a tradição. Somos nós que fazemos o futuro”, afirmou o prefeito Rafael Greca, no evento, ao falar para lideranças do terceiro setor, políticas e empresariais, como José Roberto Marinho e Fábio Ermírio de Moraes.

Construído de forma integrada entre o poder público, a iniciativa privada e representantes da sociedade civil organizada, o Curitiba 2035 é uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba, Comunitas e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) que visa a orientar o processo de desenvolvimento da cidade para as próximas duas décadas.

Temas

As linhas de ação estão divididas em nove temas aos quais Curitiba tem antecipado respostas. São eles: cidade da educação e do conhecimento; desenvolvimento socioeconômico; mobilidade e transporte; saúde e qualidade de vida; meio ambiente e biodiversidade; coexistência em uma cidade global; planejamento e gestão urbana; segurança; e governança.

“Nos Faróis do Saber estamos compartilhando o conhecimento e novas tecnologias com os alunos da rede municipal de ensino, avançamos no transporte, na saúde, no mercado comum metropolitano, no planejamento e na coexistência como uma cidade global”, pontuou o prefeito.

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, destacou a importância do processo de governança para o êxito do projeto. “A boa governança, segundo o conceito das Nações Unidas, promove a igualdade, a participação, o pluralismo, a transparência, a responsabilidade e o Estado de Direito, de forma efetiva, eficiente e duradoura. É isso que toma forma neste momento de grande parceria com um objetivo comum para que, efetivamente, tenhamos êxito na construção cidadã de Curitiba.”

Referência

Os empresários José Roberto Marinho e Fábio Ermírio de Moraes, líderes do núcleo de governança do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, do qual deriva o Curitiba 2035, destacaram a cidade como referência de planejamento. “Há sete anos começamos a discutir o que poderíamos fazer pelo Brasil com os pés no chão. Decidimos começar pelas cidades, onde vivem as pessoas. Curitiba tem um trabalho exemplar que poderá ser aplicado no Brasil inteiro,” disse Marinho.

Segundo Moraes, a inovação está no DNA de Curitiba. “Curitiba sempre foi expoente em matéria de planejamento. A cidade tem o hardware implantado e o software está nas mãos de um prefeito engajado na causa do planejamento de longo prazo.”

Na opinião do presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o planejamento estratégico é uma ferramenta para o desenvolvimento. “É importante que o planejamento aconteça no curto, médio e longo prazos e englobando todas as áreas. Em Curitiba é só perseguirmos o caminho traçado até aqui e melhorá-lo para frente.”

- Anuncie Aqui -