Dia D contra a gripe tem vacinação em 18 postos de saúde de Curitiba neste sábado

Neste sábado (12/5), acontece o Dia D de vacinação contra a gripe em todo o país. Em Curitiba, 18 unidades básicas de saúde, de todas as regionais, estarão abertas das 8h às 17h para vacinar a população que faz parte do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.

A campanha deste ano teve início em 23 de abril e em 18 dias imunizou 184,5 mil pessoas na cidade. Com isso, Curitiba já alcança 40% da meta total. O público-alvo da capital soma 515 mil pessoas, sendo que a meta é imunizar 463,5 mil pessoas (ou 90% do total).

O público prioritário é definido pelo ministério de acordo com a vulnerabilidade e a possibilidade de complicações no caso de contrair gripe.

“O Dia D é uma excelente oportunidade para quem faz parte do público prioritário da vacinação, mas não pode ir à unidade de saúde durante a semana”, diz o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides Oliveira.

Não esqueça o documento

Para receber a vacina, basta ir a uma das 18 unidades básicas de saúde que estarão abertas no sábado, levando um documento oficial e, dependendo do caso, a comprovação de que se enquadra no público-alvo (mais detalhes abaixo).

Oliveira lembra que, além do Dia D, a campanha continua até o dia 1º de junho, com vacinação em 110 unidades básicas de saúde, de segunda à sexta-feira, em horário comercial, das 8h às 18h.

Ele também ressalta que a vacinação não é feita em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), locais destinados apenas a casos de urgência e emergência médica.

Etiqueta do espirro

Além da vacinação para o público mais vulnerável, os cuidados com a higiene para evitar a proliferação do vírus valem para todos. De acordo com Oliveira, é preciso higienizar as mãos frequentemente com álcool gel ou lavar as mãos com água e sabonete, quando possível.

Outra dica é evitar aglomerações e locais fechados.

Se tiver os sintomas de gripe (febre, tosse, mal-estar generalizado, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, calafrios) é importante buscar atendimento médico para receber orientação sobre a necessidade de tratamento com o remédio Tamiflu.

Além disso, ao espirrar, é importante manter a “etiqueta do espirro”, para evitar o contágio de outras pessoas. “Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com a parte interna do braço”, explica Oliveira. “Evite por a mão na frente da boca e tocar em outras superfícies, contaminando-as.”

 

 

- Anuncie Aqui -