Campanha nacional de pré-natal odontológico é realizada em Fazenda Rio Grande

A grande maioria das pessoas, especialmente as mães, conhecem bem a importância do pré-natal durante a gestação, correto? O que poucos sabem é sobre a relevância do pré-natal odontológico, pois assim como o acompanhamento médico, as gestantes também devem redobrar os cuidados com a higiene bucal durante a gravidez, pois problemas bucais podem influenciar a saúde do bebê. Com objetivo de promover a conscientização e prevenção da saúde bucal da gestante, uma equipe de profissionais da Clínica Benvenutti que integra o Grupo Qualidade em Saúde realizou uma ação voluntária com palestras e exame preventivo gratuito no último sábado (19/05), Dia Nacional do Check-up Gestante. A ação aconteceu em um espaço cedido pelo Projeto Beneficente no Tempo de Deus (Probem), na Rua Neem, 458, no Greenfield, em Fazenda Rio Grande.

A ação integrou uma campanha nacional do Grupo Qualidade em Saúde e foi realizado pela primeira vez no Paraná e teve Fazenda Rio Grande como cidade escolhida. O tempo frio e a garoa fina da manhã de sábado fizeram com que algumas gestantes que haviam se cadastrado para participar da atividade, não pudessem comparecer, mas as que foram e algumas que levaram os filhos, receberam orientação sobre a formação de bons hábitos de higiene bucal, uma adequada escovação após as refeições, o uso do fio dental, entre outras práticas, estimulando uma gestação mais segura. “Foi muito bom, embora pelo mau tempo, a adesão foi menor, porque em razão da gravidez, algumas mães devem ter decidido não sair de casa como prevenção contra uma eventual gripe.  Mas estendemos o atendimento para as crianças e todos passaram por essa triagem e orientação”, explicou o Dr. Rafael Benvenutti.

Ele ressaltou a importância do pré-natal odontológico, pois durante a gravidez o organismo da mulher passa por um conjunto de alterações hormonais que modificam a saliva e o Ph da boca, dificultando sua higiene. Com isso aumentam os riscos de a gestante desenvolver doenças bucais como a cárie e a doença periodontal, problemas capazes de impactar a saúde do recém-nascido. “Pode causar um problema como o baixo peso da criança ou até o parto prematuro”, alertou Dr. Rafael.

A prevenção destas doenças também auxilia no controle da diabetes, que pode se agravar na gestação.

Atendimento

Essa não foi uma ação isolada. Segundo o Dr. Rafael, as gestantes e as crianças que participaram do evento que contou com a distribuição de um kit de higiene bucal e ainda foi servido um delicioso almoço, serão atendidas em um mutirão na Clínica Benvenutti. “Daqui uns 15 dias, todas que passaram por esse check-up e precisam de atendimento, vão ser atendidas aqui em um mutirão que vamos fazer aqui na clínica. E mais para frente, daqui uns três meses, faremos uma nova ação, com outro grupo ou faixa etária, como idosos ou crianças para que também tenham um cuidado com a saúde bucal”, finalizou.

Grupo Qualidade em Saúde

É o maior grupo de dentistas da América Latina que tem por objetivos a prevenção e a manutenção da saúde bucal. O grupo conta com profissionais que atuam nas mais diversas especialidades dentárias.  A sede está localizada na cidade de São Paulo, o grupo está presente em 18 Estados, em 154 cidades e conta com 750 unidades pelo Brasil.

- Anuncie Aqui -