Feiras de Inverno de Curitiba começam com variedade e preços convidativos

As tradicionais Feiras de Inverno de Curitiba começaram nesta terça-feira (12/6) e reúnem diversas opções de artesanato, vestuário e receitas culinárias típicas da época mais fria do ano. Os eventos da Prefeitura acontecem nas praças Osório e Santos Andrade, no Centro, até 14 de julho, com 72 barraquinhas. Variedade e preços convidativos são os grandes diferenciais dos dois pontos.

Montadas ao redor do chafariz, 61 bancas estão na Osório, onde é possível apreciar e comprar cachecóis, luvas, pantufas e pijamas quentinhos para driblar o frio. Também há diversas opções de trajes para festas juninas e peças de artesanato, inclusive com motivos turísticos da cidade. “São produtos expostos por artesãos da capital e da Região Metropolitana e todos os itens têm qualidade, pois são criteriosamente selecionados”, explica Marily Pires Lessnau, coordenadora das feiras de arte e de artesanato do Instituto Municipal de Turismo, responsável pelos pontos. Na Santos Andrade, são 11 barracas.

Expositores aguardavam com muita expectativa a abertura das feiras nesta terça-feira. A artesã Ivone França das Neves, 60 anos, expõe na Osório, há 13 anos, cachecóis, gorros, golas e luvas em tricô, crochê e pele. “Gosto de interagir com os turistas e moradores, que sabem que nossos produtos são 100% manuais e de acordo com a estação do ano”, observou ela, que divide a banca com a colega Priscila Lessi, 39 anos, que confecciona chinelos de tecido soft. “Esta é a primeira vez que participo e acho que a população vai adorar os produtos, que são divertidos e podem ser usados por toda a família”, completou ela.

Comidinhas

Também não poderiam faltar, nas Feiras de Inverno de Curitiba, bancas repletas de comidinhas e bebidas que ajudam a aquecer do frio, como quentão, milho cozido e pinhão, além de opções gastronômicas de diversas regiões do Brasil e do mundo, como acarajé, bolinho de bacalhau, pierogi, empanadas chilenas e polpeta.

Na banca da mexicana Elena Alfiero, 62 anos, na Osório, é possível saborear nachos, burritos e tacos de carne e frango preparados na hora. “Mas também oferecemos versões vegetarianas e todas as nossas massas são sem glúten”, garantiu a comerciante.

Para amenizar as baixas temperaturas de inverno, nada melhor do que a dupla pinhão e quentão, que pode ser encontrada, na Osório, na barraca da Associação Fenix, de apoio a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e conflito familiar. Segundo a vendedora Amanda Alves, 29 anos, cravo, canela e gengibre não podem faltar para aromatizar a tradicional bebida. “Além disso, o freguês pode colocar marshmallow e gemada para dar aquela reforçada no quentão”, contou ela.

Barraquinhas de artesanato culinário, com pães, geleias, mel, chocolate e biscoitos, e de oficinas de artesãos e de programas da Prefeitura também fazem parte das feiras. A confeiteira Mara Fernandez, 50 anos, faz o maior sucesso com bolachas artesanais preparadas em sua cozinha no Jardim Social. “Ofereço tanto a original alemã, com glacê e açúcar de confeiteiro colorido, como uma versão mais abrasileirada, com chocolate”, observou a expositora da Osório, que também vende outras delícias como alfajor, petit four e pé de moleque.

 

SERVIÇO: Feiras Especiais de Inverno de Curitiba

Data: até 14 de julho

Locais: Praças Osório e Santos Andrade

Horários: Na Osório, as barracas funcionam de segunda a sábado, das 10h às 21h; e domingo, das 14h30 às 19h30. Na Santos Andrade, haverá feira de segunda a sábado, das 10h às 20h; e no domingo, das 14h30 às 18h.

- Anuncie Aqui -