Secretaria da Saúde libera vacina contra gripe

Com o encerramento da campanha oficial de vacinação contra a gripe, na sexta-feira (22), as doses remanescentes da vacina começaram a ser ofertadas ao público em geral a partir desta segunda (25). A estimativa é de que cerca de 370 mil doses em todo o Estado tenham sobrado.

Durante a campanha, iniciada em 23 de abril, 2,7 milhões de doses foram aplicadas no Paraná entre as populações-alvo determinadas pelo Ministério da Saúde. Com isso, o Estado garantiu um índice de cobertura vacinal de 89,6%, acima da média nacional, de 83%.

Para o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, o resultado foi positivo. “Estamos entre os estados com maior cobertura vacinal. E mesmo nos grupos em que não atingimos nossa meta de vacinar 90% da população-alvo, estamos acima da média nacional”, diz o secretário.

Ele lembra que dos sete grupos alvos da campanha apenas dois deles, o de gestantes e crianças com idade acima de seis meses e menos de 5 anos, tiveram cobertura abaixo do esperado no Paraná. Entre as gestantes, 75,5% foram vacinadas e entre as crianças, 72,6%. No Brasil, a cobertura vacinal nesses dois grupos foi de 71% e 67% respectivamente.

DOSES – Para evitar o desperdício das doses que não foram aplicadas durante a campanha oficial, a Secretaria de Estado da Saúde orientou os municípios a abrirem a vacinação para o público em geral. A aplicação da vacina da gripe nas Unidades Básicas de Saúde continua até que os estoques sejam zerados.

“Queremos aplicar todas as vacinas contra a gripe que recebemos para a campanha. Quem não se vacinou, pode procurar os postos e verificar se há vacinas disponíveis”, afirmou o secretário Nardi.

BALANÇO – Dados do último boletim da gripe divulgado pela Secretaria da Saúde mostram que desde o início do ano foram registrados 211 casos de influenza e 27 mortes. O maior número foi registrado na Região Metropolitana de Curitiba, com 91 casos, sendo 68 apenas em Curitiba. Das 22 Regionais de Saúde do Estado, 18 já confirmaram casos de influenza.

Para a superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini, os dados indicam que o vírus da gripe está em circulação em todo o Paraná, e que por isso as pessoas precisam continuar adotando medidas preventivas. “Mesmo quem se imunizou precisa continuar com os hábitos de prevenção. São cuidados muito simples que fazem toda a diferença”, ressalta.

Entre os cuidados que devem ser adotados estão lavar as mãos com água e sabão com frequência; manter os ambientes ventilados; higienizar periodicamente superfícies que entram em contato com as mãos, como mesas, teclados e maçanetas, com álcool em gel; evitar compartilhar talheres, copos e alimentos; usar lenços descartáveis na hora de tossir ou espirrar e evitar aglomeração de pessoas.

Para quem apresenta febre alta a partir de 38%, dor de garganta e tosse, a recomendação é procurar atendimento médico e evitar a automedicação.

- Anuncie Aqui -