Chico Santos irá lançar pré-candidatura a deputado federal

Francisco Luis dos Santos, também conhecido como Chico Santos, é pré-candidato ao cargo de deputado federal. Ele vem de uma família tradicional da Fazenda Rio Grande. O pai, Rubens Santos, é um dos fundadores da Paróquia São Gabriel e um dos primeiros a encabeçar a emancipação do município.

Dentro da família, sempre teve o exemplo dos pais de como ser responsável e trabalhador. Entrou na vida pública buscando dar o melhor e servir a população da melhor maneira possível. “A palavra de ordem sempre foi: vamos fazer juntos, se precisar ajudar alguém perca um, dois ou três dias. Mas nunca desperdice um segundo para atrapalhar a vida do próximo”, declarou Chico Santos.

A vocação para política está enraizada na família. O bisavô, Benjamim Ferreira, foi um dos primeiros prefeitos de São José dos Pinhais. Chico Santos é formado em Economia, um dos fundadores do CTG Fazenda Rio Grande, da Associação Comercial e do Rotary Club de Fazenda Rio Grande. Também teve uma passagem como presidente da APAE.

Como político, foi vereador por dois mandatos e prefeito da Fazenda Rio Grande na gestão de 2009/2012.

Nos últimos anos atuou na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU), onde trabalhou para o desenvolvimento da região metropolitana de Curitiba, participando ativamente de projetos como a elaboração do programa “Resíduos Sólidos do Paraná”, ampliação na pavimentação urbana e na construção do Laboratório Municipal em Curitiba. Sem contar em melhorias nas cidades: Curitiba, Guaraqueçaba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Quitandinha, Campo do Tenente, Rio Negro, Piên, Agudos do Sul, Tijucas do Sul, São José dos Pinhais, Araucária, Contenda, Campo Largo, Campo Magro, Almirante Tamandaré, Itaperuçu, Cerro Azul, Doutor Ulisses, Colombo, Bocaiuva do Sul, Tunas do Paraná, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, Pinhais, Piraquara, Antonina, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba.

Chico pretende voltar a contribuir com a cidade e o Paraná. Para isso, está lançando a pré-candidatura com a intenção de se tornar deputado federal. “Assim como a maioria dos brasileiros tive frustrações, muitas vezes pensei em desistir, porém, maior foi minha vontade de contribuir para um país melhor”, relata.

Ele pretende lutar para que os recursos públicos sejam enviados diretamente aos municípios, sem precisar ir a Brasília e só então retornar aos estados e municípios. Chico propõe-se a atualizar leis que valorizem os bons colaboradores da rede pública.

Outro movimento importante para a sociedade, segundo Chico Santos, é melhorar a divulgação dos Direitos e Deveres do ECA – Estatuto da Criança e Adolescente, para que cada um cumpra com as responsabilidades impostas pelo código.

O político fazendense acredita ser necessário atuar nas reformas em todas as áreas para reorganizar o país. “Todos precisam entender as reformas para que elas sejam justas e coerentes a todos os brasileiros”, finalizou.

Nessa eleição, Chico lança a pré-candidatura a deputado federal pelo PV. Ele viu como uma mudança necessária, pois, já estava no antigo partido há muitos anos. Segundo o pré-candidato, o PV mostra uma maturidade na qual os valores no programa trazem segurança para colocar as propostas junto à Câmara Federal.

Segundo o site do partido, o mesmo surgiu nos anos 70 como instituição política na Tasmânia, Austrália. Nos anos 80 se consolidou como partido e hoje ele está em mais de 120 países.

O PV não se limita a estreita polarização esquerda-direita. Ele sempre está aberto ao diálogo com todas as forças políticas, para levar à prática as propostas e programas verdes. O partido ainda reconhece na democracia o instrumento de superação de divergências e defende o aprofundamento de uma cultura democrática que estimule o convívio pacífico. O PV se vê como instrumento de ecologia política, ele propõe-se a desenvolver uma estratégia conjunta em favor do ecodesenvolvimento, do respeito às liberdades democráticas, justiça social e direitos humanos.

- Anuncie Aqui -