Prefeito Rafael Greca entrega 41 reivindicações da Educação a deputados federais

O prefeito Rafael Greca e a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, entregaram a deputados federais do Paraná as prioridades da educação municipal que podem ser contempladas com emendas parlamentares. São 41 pedidos para 2019 que contemplam infraestrutura, mobiliário, educação especial, educação digital e brinquedos.

A reunião foi no Salão Brasil da Prefeitura, na manhã desta segunda-feira (23/7).

“Agradeço a atenção dos parlamentares que recebem as solicitações da cidade. Conseguimos muitas realizações graças também a recursos federais”, disse o prefeito, citando a importância o Plano de Recuperação de Curitiba para viabilizar obras e ações em várias áreas na cidade.

O plano é um conjunto de medidas adotado para retomar investimentos e permitir que a Prefeitura trabalhe em um cenário de racionalidade econômica, que possibilite o desenvolvimento do programa de governo.

O prefeito também citou os avanços da Educação desde o ano passado. “Temos 140 mil curitibinhas atendidos pela rede de ensino municipal e estamos chamando cerca de 700 professores”, disse Greca.

Ele também falou sobre a entrega dos 12 CMEIs que estavam sem condições de funcionar. Agora abertos, eles terão capacidade de atendimento ampliada progressivamente. “Também vamos pagar cinco parcelas do Fundo Rotativo, recurso que é depositado diretamente para as escolas”, enumerou Greca.

A secretária Maria Sílvia explicou que todos os pedidos solicitados à Câmara Federal tiveram como origem demandas da comunidade. “Ao abrirmos as ações do Plano de Ações Articuladas, o PAR, já havíamos realizado um grande trabalho junto à população para ouvir quais eram as grandes necessidades, para identificar o que precisamos fazer. A partir daí preenchemos o PAR e batalhamos por recursos federais para viabilizar os pedidos da população”, explicou Maria Sílvia.

A secretária lembrou, ainda, que a educação municipal já conseguiu a construção da Escola Aroeira, no bairro Cachoeira, uma reivindicação antiga da comunidade.

A partir de agora, as demandas da educação serão analisadas pelos deputados federais, a quem cabe aprovar o Orçamento da União para o ano que vem e apresentar emendas.

As prioridades serão debatidas e definidas em conjunto pelo município e parlamentares.

Presenças

Participaram a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein; o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Jarschel de Oliveira; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; os superintendentes da Secretaria Municipal da Educação, Oséias Santos de Oliveira (Executivo) e Elisângela Mantagute (Gestão Educacional), além de chefes de núcleos e diretores.

- Anuncie Aqui -