Entre cães e gatos II

Continuamos conversando sobre algumas diferenças entre cães e gatos domésticos.

Muitos tutores de gatos esperam que seu gato venha quando o chamam, e que esteja disponível ao seu comando. Aliás, alguns esperam isso de qualquer espécie, até de peixes!… Se cada pessoa pensa e age de uma maneira, e são todas de uma mesma espécie, que dirá diferentes espécies de animais!… Não se pode esperar que peixes, gatos ou aves se comportem como cachorros. Precisamos respeitar cada espécie como é. A partir desse respeito se consegue ensinar a um animal, amistosamente, comportamentos ou hábitos que não deformarão a sua identidade.

Por exemplo, alguns gatos aprendem a andar ao lado dos seus tutores, em passeios nas ruas, seja com ou sem guia. A maioria anda e pára, sobe em árvore, depois desce, volta a andar ao lado do tutor, e assim por diante… Alguns andam o tempo todo acompanhando os passos do tutor. Gatos podem atender, sim, quando são chamados, a depender de como foi construída a amizade; mas não atenderem não é sinal de afronta. Gatos precisam ser conquistados, não mandados, ao contrário dos cachorros, que por natureza obedecem. Não dizemos “foi tratado como cachorro”, referindo-nos a maus-tratos? Isso porque o cachorro permanece obediente e leal, mesmo sendo mal-tratado. A fidelidade dessa espécie é impressionante. Claro, tudo tem limite; mas cachorros aguentam muita coisa.

De modo geral, animais atendem mediante treinamento, principalmente quando se envolve comida. Todavia, isso não significa que tolerem ser tocados enquanto se alimentam. O mais adequado é treinar o animal desde bem jovem a ser tocado durante a alimentação. O correto é que o tutor possa tirar-lhe a comida sem que ele esboce reação; isso reforça a confiança no relacionamento. Mas, se esse treinamento não teve início cedo, convém que ou um profissional treine o animal, ou se esqueça esse treinamento, para que se evitem acidentes.

Há um aspecto físico peculiar que se torna importante porque dele advêm diferenças bem evidentes no modo de gatos e cachorros interagirem com o meio e com as pessoas: o movimento de rotação das patas do gato. Isso facilita atos como escalar, agarrar, acariciar, etc… além de algo de que gatos costumam gostar muito: jogar futebol! Especialmente com uma bolinha vazada, com sininho dentro. Jogam com toda a dedicação, tocando a bola com as patinhas dianteiras, rodando a patinha e encaixando as unhas nos vazios entre as arestas da bola, jogando-a para longe e correndo atrás, enquanto ela toca o sininho… Costumam preferir jogar com outro gato junto. Dentro de casa, alguns gatos têm no futebol o seu segundo maior interesse, permanecendo em primeiro lugar, de regra, caixas, “tocas” (como embaixo do sofá), sapatos ou botas em que caibam dentro e outros “confortáveis apertos”…

- Anuncie Aqui -