Indústria opera 13,7% abaixo do pico de produção registrado em maio de 2011

Por Daniela Amorim, Estadão Conteúdo

A alta de 13,1% registrada pela indústria em junho ante maio reduziu a distância entre o patamar de produção atual e o ponto mais elevado já registrado na série histórica da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na divulgação de maio, o patamar de produção estava mais de 20% aquém do ápice já registrado, em nível semelhante ao de dezembro de 2003. Em junho, o patamar de produção está 13,7% menor que o auge alcançado em maio de 2011, em nível semelhante ao de maio de 2009.

A fabricação de bens de capital estava 31,0% abaixo do pico de produção registrado em setembro de 2013, enquanto os bens de consumo duráveis operavam 21,4% aquém do ápice de produção visto em junho de 2013.

“Bens de capital e bens de consumo duráveis, mesmo liderando as altas em junho, ainda estão com distanciamento do pico de produção maior que o da média da indústria, porque tiveram perdas importantes anteriores”, apontou André Macedo, gerente na Coordenação de Indústria do IBGE.

O Índice de difusão, que mede a proporção de itens com avanço na produção, passou de 29,3% em maio para 50,4% em junho.

- Anuncie Aqui -