Turquia impõe tarifas a determinados produtos importados dos Estados Unidos

Por Associated Press, Estadão Conteúdo

A Turquia anunciou nesta quarta-feira, 15, uma elevação das tarifas de importação sobre alguns produtos americanos, agravando a disputa comercial com os Estados Unidos, que foi um dos gatilhos para a recente crise cambial no país. Na semana passada, Washington decidiu dobrar a tarifa de importação sobre o aço e o alumínio turcos.

Em uma decisão anunciada no Diário Oficial, Ancara disse que está impondo tarifas extras sobre itens como arroz, álcool, carvão e cosméticos. No Twitter, o vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay, afirmou que a medida foi imposta “em retaliação ao consciente ataque econômico dos Estados Unidos”.

Nas últimas semanas, a lira recuou a patamares mínimos ante o dólar, com desvalorização acumulada de cerca de 42% este ano.

A decisão de impor novas tarifas ocorreu um dia depois de o presidente Recep Tayyip Erdogan dizer que iria boicotar os produtos eletrônicos do Estados Unidos, destacando os celulares iPhone. Ele sugeriu que o país iria comprar celulares locais ou da Coreia, embora não tenha ficado claro como ele faria esse boicote.

- Anuncie Aqui -