Gorduras, pode sim

Existem gorduras boas que ajudam no processo de nutrição do corpo

Gorduras boas, esse termo está se tornando cada vez mais familiar no nosso dia a dia. Segundo a Dra. Marcia Simões “A gordura dá energia, atua na formação dos hormônios e representa 50% da composição do nosso cérebro já o carboidrato se transforma em açúcar no sangue e quando em excesso vira depósito de gordura corporal”, ou seja, é mais saudável para o nosso organismo o consumo das gorduras boas.

Os alimentos que possuem essas propriedades são:

  • Manteiga Ghee: É a manteiga sem a lactose. A manteiga contem ainda vitamina A, D, E, B12 e K2, esta última ajuda no combate a doenças cardiovasculares e osteoporose. A especialista lembra que este tipo de gordura deve ser consumido com moderação, seja nos alimentos, para cozinhar ou assar.
  • Nozes– fonte de ácidos graxos insaturados do tipo ômega 3, a noz é ótima para o cérebro. Além de melhorar a memória e ajudar a estabilizar o humor, a fruta também protege os neurônios contra a ação dos radicais livres.
  • Castanha do Pará– com alto teor de selênio e magnésio, a castanha é um ótimo alimento antioxidante e também uma boa fonte de ácidos graxos do tipo ômega.
  • Castanha de Caju– contém zinco, que promove proteção ao sistema cardiovascular, função antioxidante, equilíbrio hormonal, fortalecimento do sistema imunológico e crescimento e regeneração muscular.
  • Macadâmia– ácidos graxos monoinsaturados, cobre, fósforo, cálcio, magnésio, manganês e vitamina B1.
  • Amêndoas– fonte de gorduras monoinsaturadas, das vitaminas B1 e E, e dos minerais magnésio, cobre, cálcio e zinco, e é um excelente alimento cardioprotetor.
  • Avelã– seus ácidos graxos do tipo ômega 9 contribuem para uma redução do colesterol LDL ao mesmo tempo em que elevam os valores de HDL.
  • Amendoim– ricos em ácidos graxos ômega 6 e naturalmente pobres em carboidratos, os amendoins são alimentos bons para ganhar massa muscular e reduzir as taxas de gordura corporal.
  • Abacate: A fruta, vista antigamente como um vilão da dieta, ajuda a hidratar a pele e os cabelos e melhorar a circulação sanguínea por conter gorduras saudáveis como o ômega 3, que atua como antioxidante e melhora o controle do colesterol.
  • Cramberry, romã, morango, amoras e goji berries são ótimas aliadas da dieta e ricas em flavonoides, antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres (aquelas moléculas responsáveis por danos ao nosso organismo) e ajudam a combater o envelhecimento precoce da pele.
  • Coco: Seja a fruta, o óleo, a água ou a farinha, o coco é considerado uma das frutas mais saudáveis do mundo e uma fonte de energia rápida. Dra. Márcia explica que as propriedades do coco fortalecem o sistema imunológico, pois é rico em ácido láurico.

Opções não faltam para você montar as suas receitas com alimentos saudáveis e nutritivos. Use a imaginação e prove novos sabores.

- Anuncie Aqui -