Jovens do Caximba têm curso gratuito de assistente de produção

Jovens do Caximba participam do curso profissionalizante de aprendizagem em Assistente de Produção do Senai-PR. Foto: Ricardo Marajó/FAS

Vinte e nove jovens que moram em áreas irregulares do bairro Caximba, na Regional Tatuquara, começaram uma nova etapa de vida, nesta sexta-feira (24/8). Eles participaram da aula inaugural do curso profissionalizante de aprendizagem em Assistente de Produção. Durante o período das aulas, já poderão ser encaminhados para vagas de emprego.

O curso é resultado de uma parceria entre a Igreja São João Batista, que cedeu espaço para as aulas, a Prefeitura de Curitiba, que através da FAS Trabalho providenciou os computadores, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-PR), que ofereceu cinco professores para ministrar as aulas.

O trabalho conjunto conta ainda com a participação da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic), responsável por identificar as necessidades das empresas e pela inserção dos formandos no mercado de trabalho. Com uma experiência semelhante bem-sucedida em Curitiba, o Instituto Robert Bosch fará a gestão do projeto.

Projetos de vida

Primeiro colocado no processo seletivo, que contou com 39 participantes, Davi Henrique Prepichine, 17 anos, disse estar ansioso. “Estou colocando todas as minhas fichas neste curso. A partir dele, pretendo arrumar um emprego e se eu gostar da área, penso em fazer faculdade de Engenharia de Produção”, conta o estudante, que também planeja cursar Engenharia da Computação ou Física. Morador há um ano da Vila 1º de Setembro, Davi vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano.

Gabriel Lopes, 16 anos, mora na Vila 29 de Outubro e também acredita que o curso abrirá muitas possibilidades para seu futuro. “Fiquei empolgado em fazer este curso, principalmente por ser do Senai, que é bastante reconhecido”, diz o estudante, que chegou a Curitiba há cinco anos, vindo de São Paulo, com os pais e cinco irmãos.

Desde que fez a inscrição para as aulas, em julho, Gabriel parou de procurar emprego para se concentrar totalmente na capacitação. Além de ter um bom trabalho, ele sonha chegar ao ensino superior e fazer intercâmbio na Austrália.

Oportunidade

O administrador regional do Tatuquara, Jadir Silva de Lima, ressalta que a oferta do curso foi uma determinação do prefeito Rafael Greca. “O prefeito visitou a região e determinou que fossem oferecidas oportunidades para esses adolescentes. Este curso, que é totalmente gratuito, é o início da vida profissional de cada um deles”, diz.

O diretor de Qualificação para o Trabalho da FAS, Fabiano Vilaruel, explica ainda que a Prefeitura intensificou as parcerias com organizações da sociedade civil e instituições de ensino profissionalizante para ofertar mais capacitação profissional a quem precisa. “O que mais buscamos é promover uma mudança significativa na vida dessas pessoas. A proposta aqui é elevar a empregabilidade desses adolescentes e promover uma mudança na vida das famílias, que já são atendidas pela FAS na área da assistência social”, diz.

Curso

Os jovens foram selecionados pela FAS e pela Administração Regional Tatuquara. Antes do processo seletivo do Senai, eles participaram do Mobiliza, programa da FAS Trabalho que prepara pessoas, principalmente adolescentes, para o mercado profissional. O grupo participou ainda de aulas de reforço de Matemática, ofertadas pelo Senai.

Um dos critérios utilizados para participar do curso do Caximba é morar no bairro, prioritariamente na Vila 29 de Outubro, área precária da região, e ter até 22 anos de idade.

O curso terá duração de 18 meses e turmas de manhã e à tarde. As aulas teóricas acontecerão no salão paroquial da Igreja São João Batista e as práticas, nas oficinas do Senai e também nas indústrias parceiras que integram o projeto.

A oferta de cursos profissionalizantes é uma das ações que a Prefeitura vem promovendo na Vila 29 de Outubro para dar mais dignidade às famílias que moram naquela ocupação irregular.

- Anuncie Aqui -