Acordo comercial entre EUA e México será submetido ao Congresso na sexta-feira

www.asemananews.com.br
Por Dow Jones Newswires, Estadão Conteúdo

O acordo bilateral entre Estados Unidos e México, anunciado hoje pelo presidente americano, Donald Trump, será submetido ao Congresso americano na sexta-feira. Agora, devem ser retomadas as conversas com o Canadá.

“Foi uma negociação difícil e complicada, mas um bom trabalho foi feito”, disse o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto. Trump, por sua vez, afirmou que o acordo será muito bom para trabalhadores e cidadãos dos dois países.

O acordo revisa as regras para a construção de carros em todo o continente, com o objetivo de garantir que uma maior porção dos veículos seja fabricada na região, e mais aço produzido localmente seja usado.

O acordo também tem novas disposições destinadas a aumentar os salários e oferecer novos direitos aos sindicatos mexicanos. As medidas são destinadas a queixas dos críticos americanos ao Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês), que argumentam que os trabalhadores americanos foram prejudicados pela mão de obra mais barata do outro lado da fronteira.

Os EUA também afirmaram que o acordo reforçará os requisitos para produtos químicos, produtos derivados de aço e outros materiais industriais, além de promover medidas para fortalecer as regras que governam as cadeias de suprimento nas indústrias têxtil e de confecções.

- Anuncie Aqui -