Com apoio de moradores, Guarda prende suspeito de furto em escola em Curitiba

A percepção de moradores nas proximidades de uma escola municipal no Umbará ajudou a Guarda Municipal a prender um suspeito pelo furto da estrutura de alumínio nas janelas da unidade. - Na imagem a atuação na Escola Municipal Umuarama. Foto: Luiz Costa/SMCS

A percepção de moradores nas proximidades de uma escola municipal no Umbará ajudou a Guarda Municipal a prender um suspeito pelo furto da estrutura de alumínio das janelas da unidade, na noite desta quinta-feira (30/8).

O caso ocorreu na Escola Municipal Professora Nathália de Conto Costa. Um morador ouviu barulho de arrombamento e ligou para o telefone de emergência 153 da Guarda Municipal. Com a denúncia, o Centro de Operações da Secretaria Municipal da Defesa Social (Cods) pode acionar a viatura que estava mais próxima do local.

“Chegando lá, a equipe da GM encontrou um indivíduo dentro da escola carregando várias armações em alumínio retiradas das janelas nos fundos do imóvel”, conta o inspetor-chefe do núcleo Bairro Novo da Defesa Social, Jonatas Barbosa de Lima.

O homem, de 32 anos, tentou largar o material e fugir, mas foi contido pelos guardas e encaminhado à Central de Flagrantes da Polícia Civil para as providências cabíveis. Ele também será investigado por suposta participação na retirada da estrutura de alumínio na Escola Municipal Heráclito Sobral Pinto, registrada nos últimos dias.

Participação da comunidade

O inspetor da GM reforça que a contribuição dos moradores que perceberem atitudes suspeitas em escolas, creches e unidades de saúde, principalmente no período da noite, é fundamental para o trabalho de segurança.

“É muito importante essa união de esforços na repressão de delitos e crimes. A participação ativa da comunidade repassando informações relevantes auxilia muito para que a Guarda Municipal possa dar uma resposta mais ágil e eficaz”, argumenta Lima.

Foi também a ligação de testemunhas que presenciaram duas situações diferentes de assédio sexual em ônibus que ajudou na prisão de suspeitos nesta semana. De acordo com os relatos, uma jovem de 20 anos foi assediada sexualmente por um homem de 39, na última quarta-feira (29/8).

Dois rapazes ajudaram a conter o suspeito. Ao chegarem no Terminal Campina do Siqueira, os vigilantes deram suporte até a chegada da viatura. O homem tinha antecedentes criminais por furto e foi encaminhado para a Delegacia da Mulher.

No final da tarde de terça-feira (28/8), a Guarda Municipal registrou ocorrência de uma adolescente que também teria sido assediada sexualmente por um homem de 28 anos no transporte público. Ele foi levado para prestar esclarecimentos na delegacia.

Qualquer pessoa que testemunhe o crime pode acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153. A viatura mais próxima do local será deslocada para atender a ocorrência no ônibus ou terminal.

- Anuncie Aqui -