Detran oferece curso de reciclagem à distância

A partir desse sábado (01), o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) passará a aceitar que os cursos de reciclagem voltados a condutores penalizados com a suspensão do direito de dirigir ou cassação do documento de habilitação, sejam feitos na modalidade de ensino a distância (EAD).

“Os condutores que buscam regularizar sua situação perante ao Detran, agora podem contar com mais uma alternativa. A modalidade de ensino a distância para os cursos de reciclagem, tem como objetivo ampliar ainda mais a oferta do serviço, oferecendo outra opção ao condutor que deseja regularizar a situação da sua CNH e, muitas vezes, não encontra disponibilidade de tempo para fazê-lo.”, comenta o diretor geral do Detran, Marcello Panizzi.

Em 2018, até o momento, foram gerados mais de 82 mil processos de suspensões e aproximadamente 4.500 processos de cassação no Paraná. Esses números são maiores que o total do ano de 2017, sendo 77.179 processos gerados para suspensão e 6.800 para cassação. O aumento da fiscalização e imprudência dos motoristas são os principais motivos para o crescimento desses números.

As suspensões e cassações são aplicadas a partir de quatro situações: suspensão por infração especifica (suspensão direta), suspensão por atingir 20 pontos em 12 meses, cassação por violar a penalidade de suspensão do direito de dirigir, e cassação por reincidência em infrações específicas no período de 12 meses. O prazo de suspensão pode variar de dois meses até dois anos, e caso o condutor tenha a CNH cassada, só pode reabilitar-se dois anos após a imposição da penalidade.

O CURSO – Os condutores que se encontram em situação irregular, devem comparecer a um Centro de Formação de Condutores (CFC) que oferece o curso de reciclagem, ou a uma unidade do Detran para entregar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), assim será gerado um número de processo para cumprimento da penalidade. Esta nova modalidade estará disponível nos Centro de Formação de Condutores (CFC), na Ciretran, ou no site do Detran. A lista das instituições habilitadas para prestar o serviço está disponível no site do órgão.

Após a conclusão do curso o aluno certificado pela instituição deve realizar obrigatoriamente uma prova eletrônica com duração de 50 minutos, composta por 30 questões de múltipla escolha, em uma unidade do Detran. São duas chances que o condutor possui para obter a aptidão na prova, e cada aplicação possui custo. No caso de não aprovação na segunda avaliação, o condutor deverá matricular-se em novo curso de reciclagem frequentando-o integralmente.

A prova pode ser realizada em qualquer Ciretran, de acordo com a disponibilidade de vagas. Já são sete instituições de ensino integradas com o Detran para a oferta dos cursos, e existem outras em processo de integração. Todas poderão ser consultadas a partir do dia 01/09/2018 no site do órgão.

- Anuncie Aqui -