FAS vai intensificar busca por moradores em situação de rua

A volta do frio fará com que a Fundação de Ação Social (FAS) intensifique a busca de moradores em situação de rua nas noites geladas do começo de setembro. Foto: Ricardo Marajó/FAS

A volta do frio, prevista para a próxima semana, fará com que a Fundação de Ação Social (FAS) intensifique a busca de moradores em situação de rua nas noites geladas do começo de setembro. O esforço será feito pela oitava vez desde 15 de maio e vai se repetir nas dez regionais administrativas da cidade entre a noite de segunda-feira (3/9) e a madrugada de quinta (6/9) – período em que a temperatura mínima prevista vai chegar a 3ºC, segundo a previsão meteorológica.

A meta é que todas as pessoas abordadas aceitem pernoitar nas casas de passagem da Prefeitura. A intensificação da busca significa que a partir das 18h30, dez equipes de educadores e assistentes sociais percorrerão as ruas a procura de pessoas que não têm onde dormir. Isso se repete toda vez que a temperatura atinge 9ºC. O trabalho reforça o atendimento que já é feito pela FAS, 24 horas por dia.

Em kombis da FAS, pessoas em situação de rua e seus animais de estimação são conduzidos para as casas de passagem Jardim Botânico, Rebouças, Bairro Novo ou Plínio Tourinho, que somam 520 das 907 vagas existentes nas 12 unidades oficiais de acolhimento.

Se precisar, a Prefeitura também pode fazer a hospedagem nas seis unidades conveniadas e que oferecem 281 vagas. Isso ainda não ocorreu durante a Ação Inverno 2018.

Balanço

Desde o início da Ação Inverno 2018, foram abordadas 2.600 pessoas. Destas, 1.592 aceitaram pernoite, mas 1.008 recusaram as camas quentes e limpas das casas de passagem e preferiram continuar ao relento. Nas unidades, além de dormir, os hóspedes podem tomar banho, trocar de roupa e se alimentar antes de deitar e logo quando acordam.

Há lugares para os pertences dos moradores em situação de rua, acomodados em mochilas ou sacolas, e unidades com instalações próprias para os bichos de estimação.

- Anuncie Aqui -