Nutrição emergencial

Às vezes nos vemos em apuros para improvisar algum alimento para um animalzinho. Tentamos ajudar, para que não morra de fome, e não sabemos muito bem o que fazer. Seja uma cachorrinha de rua ou uma gatinha sem dono que dá à luz uma ninhada tão faminta quanto ela, seja um animal que socorremos nas ruas e trazemos para casa, em horário ou local em que não se encontram consultórios veterinários abertos. O que podemos fazer?

Em situações extremas, o organismo animal tira o máximo proveito de qualquer alimento. Com frequência vemos pessoas bem-intencionadas fornecendo somente leite, ou um pãozinho molhado no leite. Tudo ajuda, sem dúvida; mas, se eventualmente pudermos fazer mais, o ideal é tentarmos suprir as necessidades fisiológicas do animal, para que ele se fortaleça mais rapidamente.

Um animal precisa, assim como nós, de alimentos que forneçam energia (carboidratos, como amidos e açúcares, e ácidos graxos, como gorduras e óleos), proteína (carnes, algumas vísceras, ovos), minerais e vitaminas. Alimentos que provêm energia e proteína contêm um pouco de minerais e vitaminas, mas não o suficiente, e os animais não se alimentam, como nós, de frutas e verduras. A maioria das frutas eles não aceitam comer, e muitas são tóxicas para eles; portanto, não adianta tentarmos fornecer minerais e vitaminas a partir de alimentos que nós, humanos, comeríamos com essa finalidade. Em carácter emergencial, convém não nos preocuparmos com esses elementos; somente se a situação se prolongar, daí um premix pronto ajudará. Emergencialmente, portanto, vamos concentrar esforços em suprir as duas maiores necessidades: energia e proteína. Num improviso, não se consegue atender aos detalhes nem desses nutrientes; não serão, portanto, fornecidos os aminoácidos e ácidos graxos essenciais em doses adequadas. O que buscaremos fornecer são condições para o animal se fortalecer. Depois de o levarmos a um veterinário, saberemos o que é adequado para ele.

Um alimento excepcionalmente completo é o ovo. Se disponível, um dos melhores alimentos que se pode oferecer a um animal é o ovo cru, fonte de proteínas, energia, minerais e vitaminas. O ideal seria lavar muito bem a casca do ovo, desinfetá-la, torrá-la, moê-la e a oferecer ao animal, pois é uma importante fonte de cálcio e outros minerais. Também o fígado cru é um alimento excelente. Bater no liquidificador um pouco de leite, um ovo, um pedaço de fígado cru, uma colherinha mínima de açúcar e uma dose de premix seria uma ração líquida emergencial ótima para a recuperação da desnutrição, tanto para adultos como para filhotes.

Mas, dificilmente teremos tudo isso em casa coincidentemente quando precisamos. Fazemos o possível. Fornecermos um ovo já é excelente. Podemos derramar um pouquinho de óleo num pedaço de pão, ou no ovo, ajuda a dar energia (só nada de soja para filhotes). Se provermos isso, já teremos ajudado muito bem.

- Anuncie Aqui -