Desfile da Independência reúne 20 mil pessoas na Avenida Cândido de Abreu

Desfile cívico-militar na avenida Candido de Abreu, marca o feriado da Independência do Brasil. Foto: Daniel Castellano/SMCS

O desfile cívico em comemoração aos 196 anos da Independência do Brasil levou 20 mil pessoas para a Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, nesta sexta-feira (7/9). O evento encerrou as comemorações da Semana da Pátria, iniciadas em 24 de agosto, com a celebração ao Dia do Soldado, na Praça Rui Barbosa. Foram realizadas atividade cívicas, apresentação de fanfarras e aulas de História nas dez regionais da cidade.

“Nenhuma outra Cidade do Brasil comemorou a Semana da Pátria com o brilho e a intensidade da nossa amada Curitiba”, destacou o prefeito Rafael Greca. Foram doze celebrações:  oito Atos Cívicos e aulas de História nas Ruas de Cidadania, três Desfiles Cívicos (Fazendinha, Pinheirinho e Centro), e o concerto público do pianista Artur Moreira Lima, na Rua de Cidadania do Cajurú.

“Insisto em motivar nosso amor à Pátria. As crianças precisam aprender que não estamos sozinhos. Somos um povo. Toda família é parte da história do povo brasileiro e não poderia existir sem as gerações que a precederam”, disse Greca.

Estudantes municipais

O desfile desta sexta-feira foi aberto pela Guarda Mirim, por estudantes das escolas municipais CEI Maestro Bento Mossurunga (Boqueirão), Professora Miracy Rodrigues de Araújo (Sítio Cercado) e Rio Negro (Bairro Novo) e por estudantes de escolas estaduais.  Depois marcharam os alunos dos colégios militares, as tropas das Forças Armadas, polícias civil, militar e rodoviária e a Guarda Municipal.  A Banda Lyra Curitibana também se apresentou na avenida.

Entre os milhares de pessoas que prestigiaram o desfile estava a senhora Lucy Hassler, 85 anos, que contou ser uma apaixonada por desfiles cívicos. “Desde criança. Sempre desfilei, mas na minha época tinha mais civismo”. Ela estava acompanhada da nora, a servidora pública federal, Célia Westphal Hassler. “É a única data do nosso calendário que as pessoas param, pensam um pouco mais sobre a Pátria, o patriotismo, a importância da Nação. Adoro vir assistir ao desfile, ver o meu marido e minhas filhas desfilarem”, disse Célia.

A Secretária Municipal da Educação, Maria Silvia Bacila e o Superintendente da Defesa Social, Carlos Celso dos Santos Júnior acompanharam o desfile representando o prefeito Rafael Greca. “Neste dia a gente resgata a cidadania, os direitos e os deveres de cidadão, o respeito à Pátria”, disse o superintendente.

“Curitiba é uma cidade educadora, um livro com possibilidades ilimitadas para produção de conhecimentos.  Ao longo de toda a semana envolvemos nossos curitibinhas em ações e eventos alusivos à Semana da Pátria para estimular a reflexão sobre o que é ser cidadão e o sentimento de pertencimento a cidade e ao país”, disse a secretaria municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Quando criança, o administrador de empresas, Milton Fávaro Júnior assistia todos os desfiles. Hoje, esteve na Cândido de Abreu acompanhado da mulher Juliane e os três filhos. “Acho importante manter a tradição, porque os jovens, com menos de 20 anos, não têm noção do que é um exército. Vivemos em um país de paz, só quando viajamos e vemos países em guerra é que percebemos a importância das Forças Armadas”, avaliou o administrador.

Também acompanhado da família estava o coordenador pedagógico Cristofer Adonis da Cruz, que assistiu as apresentações com a mulher Rita de Cássia e o filho Eduardo. “Achei muito bacana, gostei do Desfile. Quero servir o Exército”, disse o jovem Eduardo.

A comemoração foi acompanhada pela governadora Cida Borghetti, secretários estaduais da Educação, Lúcia Cortez; da Segurança Pública, Júlio Reis; da Administração Penitenciária, Coronel Elio de Oliveira Manoel; da Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Audilene  Rosa de Paula Dias Rocha; do Delegado-gera da Polícia Civil, Naylor de Lima.

Também estiveram presentes, o presidente da Câmara Municipal, Serginho do Posto; o  Diretor-geral da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso e  os representantes  das Forças Armadas, Comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II),  Coronel-aviador Marcos Kentaro Adachi;  Comandante da Capitania dos Portos  do Estado do Paraná,  Capitão de  Mar e Guerra,  Germano Teixeira da Silva e Comandante do 5ª  Região Militar do Exército, Aléssio Silva.

- Anuncie Aqui -