Prefeitura de Curitiba atualiza cadastro social de pessoas em situação de rua

Foto: Ricardo Marajó/FAS

Na última quinta-feira (6/9), 34 pessoas em situação de rua abriram ou atualizaram seu Cadastro Único da Assistência Social em ação da Prefeitura na Praça Tiradentes. Na região vivem cerca de 75 pessoas entre 20 e 65 anos.

“Com os dados atualizados, é possível colocar à disposição dessas pessoas serviços que as ajudem a superar mais rápido essa condição. Essa é uma prioridade da administração Rafael Greca”, observou a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Elenice Malzoni.

Além de cadastros novos e atualizações, educadores e assistentes da Fundação de Ação Social (FAS) fizeram encaminhamentos para banho, alimentação e comunidades terapêuticas, além de encaminhamentos para retomada de vínculos familiares e de emprego.

Eles também puderam iniciar a solicitação de documentos e de benefícios assistenciais. Foi o caso de Eliseu Gabriel Pacheco, de 28 anos, interessado em obter o Benefício de Prestação Continuada. Ele contou que há cinco meses deixou a casa da família em Colombo, na Região Metropolitana, e abandonou os estudos em uma universidade privada.

O guardador de carros Amildo Geia Filho abriu o cadastro depois de oito meses vivendo nas ruas. “Saí do crack e quero me levantar”, disse ele, que já trabalhou como auxiliar de almoxarifado e promotor de vendas.

Já Fabiano Freitas da Silva, de 31 anos, aproveitou para acompanhar a mulher na ação e levar a cachorrinha Pérola para ser avaliada pela equipe da Rede de Proteção Animal da Prefeitura. “Tenho todos os documentos em dia, agora preciso encontrar trabalho, aí vou poder sair da rua”, contou ele, que diz já ter trabalhado como mecânico de automóveis. “Não está fácil”, lamentou.

Oportunidade continua

Com a ação integrada, iniciada em 15 de agosto, sobe para 153 o número de pessoas em situação de rua cadastradas pela Prefeitura. Além da Rui Barbosa, as equipes passaram pela Praça Plínio Tourinho e a região do Mercado Municipal. A próxima será no dia 17 setembro, na Praça Garibaldi, no São Francisco.

O Cadastro Único do governo federal visa à inclusão em programas sociais e precisa ser atualizado a cada dois anos ou sempre que houver uma informação nova sobre o titular. O cadastramento também pode ser feito nos Centros Pop e Creas.

- Anuncie Aqui -