BCE mantém juros inalterados e reitera que compras de ativos terminarão este ano

www.asemananews.com.br
Por Victor Rezende/Estadão Conteúdo

Na decisão de política monetária desta quinta-feira, o Banco Central Europeu (BCE) manteve a sua taxa básica de juros, a de refinanciamento, inalterada em 0% e deixou a taxa de depósitos em -0,4%, como amplamente esperada pelos agentes do mercado. A autoridade monetária da zona do euro também reafirmou o plano de manter os juros nos níveis atuais “pelo menos até durante o verão de 2019 e, em qualquer caso, enquanto for necessário para assegurar a continuação da convergência sustentada da inflação no sentido de níveis abaixo, mas próximos, de 2% no médio prazo”.

No comunicado da reunião, o BCE também reiterou que suas compras líquidas de bônus serão de 30 bilhões de euros mensais até o fim deste mês e que, entre outubro e o fim de dezembro, as compras devem ser de 15 bilhões de euros mensais.

De acordo com a instituição, o conselho do BCE “pretende reinvestir os pagamentos de capital dos títulos vencendo adquiridos no âmbito das compras de ativos durante um período prolongado após o termo das aquisições líquidas de ativos e, em qualquer caso, enquanto for necessário para manter condições de liquidez favoráveis e um nível amplo de acomodação monetária”.

- Anuncie Aqui -