Governo da Síria realiza primeiras eleições municipais desde 2011

EBC

Por AE / Estadão Conteúdo

O governo de Bashar Al-assad realiza neste domingo as primeiras eleições municipais da Síria desde 2011, quando teve início a guerra civil no país. Mais de 40 mil candidatos concorrem a 18.478 cargos em diversas províncias, segundo o Ministério de Administração Local. Áreas dominadas por grupos de oposição e refugiados, contudo, foram excluídas das votações.

Antes do início dos conflitos na Síria, cerca de 3 milhões de pessoas, de uma população total de 22 milhões, viviam em terras controladas por insurgentes, concentradas na província de Idlib, no norte, e regiões próximas. Além delas, cerca de 5,6 milhões de refugiados sírios não estão participando das eleições.

A adesão dos eleitores foi modesta na capital Damasco, com a baixa expectativa de renovação nas administrações municipais. Há expectativa de que candidatos do atual grupo do governo, Baath, fiquem com a maior parte dos cargos. O partido controla órgãos políticos e de segurança da Síria desde a década de 1960.

Em 2014, foram realizadas eleições presidenciais no país, mas apenas em áreas limitadas sob controle do regime de Bashar Al-assad.

A guerra travada pelo presidente contra forças de oposição e o grupo Estado Islâmico já custou ao país mais de US$ 300 bilhões, de acordo com um estudo recente da Organização das Nações Unidas (ONU). Mais de 400 mil pessoas foram mortas no conflito, segundo organizações.

Algumas partes do país permanecem fora do controle do governo, como a região sob domínio dos curdos, no norte do pais, que conta com o apoio dos Estados Unidos e tem entre sua população árabes e grupos minoritários. O território é governado por seu próprio Conselho Democrático Sírio (SDC, na sigla em inglês), que se recusou a permitir a realização de eleições organizadas por Damasco.

Grupos de direitos humanos, contudo, têm criticado a administração local curda por contar com um único partido. A região promoveu eleições em 2017. Fonte: Associated Press.

- Anuncie Aqui -