Ruas da Cidadania terão circuito de treinamento em lutas marciais

Prefeito Rafael Greca, recebe visita do lutador curitibano Mauricio Shogun, e do seu irmão Murilo Ninja. Foto: Daniel Castellano / SMCS

Curitiba vai ganhar um circuito de treinamento de lutas marciais nas dez Ruas da Cidadania. O projeto será desenvolvido pelas secretarias do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e da Defesa Social com o Instituto Shogun Rua, que será um parceiro voluntário para os treinos.

O novo projeto foi determinado pelo prefeito Rafael Greca, na tarde desta sexta-feira (14/9), na visita dos irmãos Maurício Shogun Rua e Murilo Ninja Rua. A ideia é que seja feito, na sequência, um campeonato em circuito nas dez Ruas da Cidadania e a grande final será na Ópera de Arame.

“Vamos começar esse movimento agora. Determinei que a Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude organize com o Instituto Shogun esse circuito”, disse Greca. O projeto também vai envolver o departamento de Políticas sobre Drogas da Defesa Social. Será oferecido treinamento de muai thay, jiu jitsu e boxe.

“Queremos provocar na mocidade a vontade de aderir à disciplina da vida das artes marciais e com isso se sensibilizar para se livrar da influência do mundo das drogas”, explicou o prefeito. O Instituto Shogun também vai utilizar um pavilhão do Parque da Barreirinha para os treinamentos no futuro.

Os treinamentos em lutas marciais nas Ruas da Cidadania devem ter início ainda neste semestre.

Campeão de MMA

Maurício Shogun é lutador profissional de MMA (artes marciais mistas, na sigla em inglês), faixa preta em muai thay e jiu jitsu. Compete na divisão dos meio-pesados do UFC (Ultimate Fighting Championship), maior evento de lutas do mundo. Em dezembro deve lutar pelo UFC na Austrália.

“Nossa intenção é usar o esporte como uma ferramenta de transformação social. A disciplina das artes marciais ajuda os jovens a ter uma vida saudável e longe das drogas”, disse Shogun, que é o único lutador brasileiro e único atleta em atividade a ser campeão do Pride e do UFC, os dois maiores eventos da história das artes marciais.

Convênio

Desde o mês de março, o Instituto Shogun mantém um convênio firmado com a Prefeitura para desenvolver ações que ajudem na redução de violência e do uso de drogas. O instituto trabalha pela inclusão social por meio da prática de artes marciais, educação ambiental e culturais. Em conjunto, são desenvolvidas aulas de práticas esportivas e oficinas.

Também participaram da reunião os secretários da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein, e de Administração e Recursos Humanos, Heraldo Alves das Neves; o diretor de Políticas sobre Drogas, Cristiano de Bastiani, e Grace Kelly Puchetti Ferreira Rosa, também do departamento; e o diretor administrativo do Instituto Shogun, Christian Mazza.

- Anuncie Aqui -