Quer plantar uma árvore? O CGR Iguaçu da Estre Ambiental faz a doação de mudas

Crotalária, Cerejeira, Pitanga, Araçá, Cedro, Branquilho, Aroeira, Pinheiro, Ipê e Manaca são algumas das trinta espécies já cultivadas de 1.156 mudas doadas neste ano aos moradores de Fazenda Rio Grande e região. As mudas são fornecidas pelo viveiro que pertence à EstreAmbiental, da qual o Centro de Gerenciamento de Resíduos (CGR) Iguaçu – maior referência em tratamento e destinação final do lixo da região – faz parte. O CGR recebe hoje resíduos de 23 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e de dezenas de empresas.  

Por meio de parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), diversas ações de incentivo ao plantio de árvores, já foram promovidas com a distribuição de mudas oriundas do viveiro do CGR. “ A ideia é propagar na comunidade local o acesso ao serviço de doações de mudas de plantas que oferecemos na unidade, para que a cidade fique cada vez mais arborizada”, diz João Vitor Mosciatti, gerente operacional do CGR Iguaçu.

A iniciativa da Estre permite que qualquer pessoa, entidade ou empresa faça a solicitação de mudas cultivadas no Viveiro do CGR Iguaçu. Para fazer o pedido, basta ligar para (41) 3512-0300.

Cuidados para a preservação ambiental
Assim como os demais CGRs da Estre, o Iguaçu conta com sistemas de alta eficiência para impermeabilização do solo, o que evita a contaminação da água; drenagem e coleta de líquidos percolados (chorume); drenagem e tratamento de gases de efeito estufa; monitoramento geotécnico e controle ambiental de fauna e flora. O CGR, por todas essas características, não guarda nenhuma semelhança com os lixões, áreas em que os resíduos são despejados sem nenhum tipo de controle para proteger o solo, a água e o ar, além de trazer sérios riscos à saúde da população.
A Estre tem o compromisso de que seus 13 aterros sanitários em operação no país sigam as melhores práticas internacionais para evitar qualquer risco de contaminação ao meio ambiente e à população. O compromisso da empresa também abrange a mitigação dos impactos em áreas de preservação ambiental, que contam com medidas de proteção e compensatórias de preservação ao meio biótico.
Entre elas, a Implantação e manutenção do viveiro de mudas para produção de espécies nativas. Desde que passou a produzir, há seis anos, o viveiro da unidade CGR Iguaçu já contribuiu significativamente com a recuperação de formações nativas no próprio empreendimento, no entorno da área e na região, com a doação de quase 23 mil mudas. Da flora nativa da região, existem espécies frutíferas e ornamentais.
- Anuncie Aqui -