Atendimento à população de rua no Centro inclui serviços e abordagem 24 horas

Em função do número de pessoas em situação de rua no Centro da cidade, a Prefeitura de Curitiba intensifica o atendimento a esse público na região. Foto: Ricardo Marajó/FAS

A Prefeitura de Curitiba intensificou o atendimento às pessoas em situação de rua no Centro da cidade. O trabalho de abordagem social funciona 24 horas por dia.

Nas abordagens, os educadores Fundação de Ação Social (FAS), responsável pela política da assistência social do município, buscam convencer as pessoas a se vincular a uma unidade, onde serão atendidas por equipes técnicas, e terão acesso a acolhimento, alimentação, higiene e encaminhamento para outros serviços, como de saúde, emissão de documentos, retorno familiar, cursos de qualificação profissional e emprego.

Estima-se que 60% da população em situação de rua da capital se concentram na região central, principalmente nas praças e entorno do Mercado Municipal. De acordo com o Cadastro Único, Curitiba tem hoje 1.572 moradores de rua.

Roteiros

Em janeiro deste ano, a FAS implantou equipes fixas que percorrem as principais ruas e praças da região central para as abordagens sociais. As equipes circulam diariamente nas áreas das avenidas 7 de Setembro e Batel, da Rodoferroviária, do Mercado Municipal e das praças Ouvidor Pardinho, Oswaldo Cruz, Eufrásio Correia e da Espanha.

Na região do Setor Histórico o roteiro fixo segue uma programação, com locais e dias pré-determinados (lista abaixo). Cada equipe é composta por dois educadores sociais e um motorista.

À noite, equipes do Centro de Abordagem 24 Horas voltam às principais praças da região para fazer busca ativa às pessoas que estão dormindo nas ruas, para oferecer acolhimento nas casas de passagem municipais. Quem aceita abrigo, é transportado nas Kombis da FAS até as unidades, onde recebem roupas limpas, fazem a higiene, dormem em camas quentes e recebem alimentação, no jantar e no café da manhã.

Nas noites em que as temperaturas atingem 9ºC esse trabalho é intensificado em toda a cidade, mas a região central volta a receber atenção especial. Durante as ações intensificadas, que são realizadas das 18 às 23 horas, a região central recebe reforço de mais duas equipes que percorrem as ruas em busca de pessoas sem ter onde dormir.

Além de todo esse planejamento, equipes do Centro de Abordagem fazem atendimento diário, 24 horas por dia, a partir das solicitações feitas pela população à Central 156.

Mutirões

Desde o dia 15 de agosto, a FAS passou a desenvolver mutirões para atendimento à população de rua. O objetivo, segundo a diretora de Atenção à População em Situação de Rua da FAS, Maria Alice Erthal, é aproximar as equipes desse público. “O município oferta muitos serviços para as pessoas em situação de rua, mas mesmo assim encontramos grande resistência no aceite a encaminhamentos sociais”, diz.

Os três primeiros pontos a receber o mutirão foram as praças Rui Barbosa e Plínio Tourinho e a Rua General Carneiro, ao lado do Mercado Municipal. Durante as ações, educadores e assistentes sociais fizeram 119 atendimentos, sendo 42 de cadastramento e atualização de dados no CadÚnico, sistema do governo federal para inclusão de pessoas em programas sociais, além de 36 encaminhamentos para banho e alimentação, dois para comunidades terapêuticas, e os demais para emissão de documentos, retorno familiar e emprego.

As ações contam com a participação do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal da Saúde, além da equipe da Rede de Proteção Animal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Esta última faz atendimentos de baixa complexidade, com aplicação de vermífugo, antipulgas, antibióticos e outros medicamentos, com o objetivo de preparar os animais de estimação para futuras ações de castração. Dezesseis cães receberam atendimento durante os três mutirões.


Roteiro fixo das abordagens sociais na região central

Segundas e sextas-feiras

Praça Rui Barbosa
Praça Tiradentes
Praça Generoso Marques
Travessa Nestor de Castro
Rua Cruz Machado
Paço da Liberdade
Rua Ébano Pereira até a Biblioteca Pública, na Rua Cândido Lopes

Terças-feiras

Praça Rui Barbosa
Praça Osório
Praça Zacarias
Praça Santos Andrade
Calçadão da Rua XV de Novembro e início da Boca Maldita
Largo Bittencourt (Círculo Militar)

Quartas-feiras

Praça Rui Barbosa
Rua Senador Alencar Guimarães
Rua Visconde de Nacar
Rua Desembargador Westphalen
Rua André De Barros

Quintas-feiras

Praça Rui Barbosa
Centro Histórico (Praça João Cândido até a Rua Riachuelo)
Passeio Público
Cemitério Municipal

- Anuncie Aqui -