O sonho de uma criança e a paixão pelos transportes

Da esquerda para a direita, o avô Sidnei, o pai Eduardo, o futuro motorista de ônibus Diego e diretores e funcionários da Leblon

Menino de cinco anos teve um dia especial em garagem de ônibus na semana do Dia das Crianças e se tornou um “motorista-mirim”, mas presente mesmo, quem ganhou foram os profissionais dos transportes

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Bombeiro, médico, jogador de futebol … são várias as profissões que despertam fascínio em diversas crianças.

Para algumas, um sonho passageiro, mas outras acabam se tornando quando adultos excelentes profissionais e orgulhos em suas áreas.

Uma atividade que também desperta fascínio em muitos meninos e meninas é a de motorista de ônibus.

E um garoto de Fazenda Rio Grande, cidade da região metropolitana de Curitiba, teve um dia especial justamente na semana das crianças.

Diego de Oliveira Chaves de cinco anos visitou a garagem das empresas Leblon Transporte e Viação Nobel, operadoras da cidade, e não só isso: se tornou um “motorista mirim”, com direito a uniforme, crachá, a dar um volta junto com uma motorista profissional e a conhecer como é a rotina de uma companhia de ônibus.

O brilho nos olhos e a empolgação do menino contagiaram a equipe de profissionais do grupo de empresas de ônibus.

Tudo começou com o apoio ao sonho por parte do avô Sidnei, carteiro de Fazenda Rio Grande, que ao entregar uma encomenda na garagem perguntou se haveria a possibilidade de comprar uma camisa de motorista do uniforme dos motoristas de ônibus.

Perguntado sobre o motivo, o carteiro disse que seria um presente para o neto, desde sempre apaixonado por ônibus.

Uma das lembranças de Sidnei, por exemplo, foi a de ver o neto, ainda com dois aninhos, dando “tchauzinho” e todo feliz ao ver um ônibus passar.

De pronto, a equipe do Grupo Leblon, ao ficar sabendo do desejo do garoto decidiu providenciar uma surpresa para o menino.

Inicialmente, era para ser algo simples: uma camiseta e uma visita à garagem. Mas ideias foram surgindo e nesta terça-feira, 09 de outubro de 2018, as surpresas marcaram até mesmo quem já é experiente no ramo de transportes.

Juntamente com o avô e o pai Eduardo, que é caminhoneiro, o garoto chegou meia hora antes do horário marcado. A ansiedade e a empolgação eram grandes.

Inicialmente, Diego foi informado que receberia uma camiseta.

Mas as surpresas iam surgindo momento a momento.

Primeiro uma visita à garagem, onde foi explicado como funciona uma empresa de ônibus com uma linguagem bem lúdica: a oficina era o hospital, que curava os “ônibus doentes”. O almoxarifado era a farmácia, de onde o médico, ops, o mecânico, tira os remédios para “curar” o ônibus. Ah, sim, e a máquina de lavação era o chuveiro dos ônibus.

Depois, o pequeno Diego ganhou um uniforme completo de motorista feito especialmente para seu tamanho.

Mas não basta uniforme. O bom profissional trabalha com crachá. A equipe da Metrocard, associação que reúne as empresas de ônibus e é responsável pela bilhetagem eletrônica da região metropolitana de Curitiba confeccionou um crachá igualzinho dos motoristas.

Em seguida, no colo da motorista Carina Barbosa foi a vez de dar uma voltinha dentro da garagem, num ambiente seguro, com as mãos no volante de um ônibus articulado, sentindo a sensação de como é estar no comando de um gigante de 18 metros que pesa várias toneladas.

Um dos momentos que mais deixaram o garoto entusiasmado foi quando o ônibus passou por dentro da máquina de lavação.

Se não bastasse toda esta emoção, ainda ao final da visita, o garoto ganhou uma miniatura de ônibus adesivada com o símbolo da empresa que proporcionou a realização deste sonho.

“Foi um dia especial para este menino e um presente na semana das crianças para todos nós profissionais dos transportes. É gratificante saber que futuras gerações admiram este trabalho. É certamente uma valorização para os motoristas” – disse Haroldo Isaak, diretor do Grupo Leblon Transporte de Passageiros

- Anuncie Aqui -