Mercado Regional Cajuru reúne sabores da Grande Curitiba, Litoral e Interior

De hortifrutigranjeiros a bebidas, o Mercado Regional do Cajuru tem muito sabor paranaense. Foto : Lucilia Guimarães/SMCS

De hortifrutigranjeiros a bebidas, o Mercado Regional do Cajuru tem muito sabor paranaense. Nas bancas, verduras e legumes fresquinhos vindos diretamente de chácaras da Região Metropolitana. Nos boxes, especiarias, delicatéssen e cervejas produzidas por pequenos fornecedores, muitos deles familiares, da Grande Curitiba, do Litoral e Interior do Paraná.

Como os demais estabelecimentos da Prefeitura de Curitiba ligados à segurança alimentar (Mercado Municipal, Armazéns da Família, Sacolões e feiras), o Mercado Regional do Cajuru oferece nas prateleiras e nos balcões vários alimentos e bebidas feitos no Estado. “São produtos de muita qualidade e sabemos que estamos ajudando a gerar renda e emprego para muitas famílias”, afirma José Maria Meireles, proprietário do empório Conservas & Cia, que comercializa raiz forte de São José dos Pinhais, molhos de Mandirituba, óleo de coco processado em Araucária e conservas de legumes e cogumelo de Antonina ou Colombo.

Dona da loja de bolachas e doces, Sueli Furukawa recebe, duas vezes por semana, os biscoitos de polvilho produzidos por Alessandra Luises e o marido, José, na unidade de processamento do casal em São José dos Pinhais. “Esses biscoitos são meu carro-chefe. Tenho fregueses fieis, que não abrem mão dos polvilhos feitos por eles e outros fornecedores da capital”, garante Sueli, que também comercializa balas de banana e aipim chips de Morretes, no Litoral do Estado.

Alessandra conta que, graças ao apoio de comerciantes como Sueli Furukawa, ela e o marido já estão com seus biscoitos de polvilho em 120 pequenos pontos de Curitiba. “Nós iniciamos a produção no ano passado e o sucesso tem sido muito acima do esperado”, comemora ela, que oferece várias opções de sabores (parmesão, natural e gergelim, por exemplo) e já começa a testar novidades como biscoitos de polvilho com ervas finas e sabor cebola.

No Mercado Regional Cajuru dá para organizar até um happy hour típico “paranaense” só com aperitivos e bebidas feitos no Estado. Produzidas em Pinhais, as cervejas artesanais Don Gentilis são comercializadas, na Adega Vino Rosso, nos estilos Kölsch, Hefeweizen, Porter e English Pale Ale. Ao lado, no Miro Frios e Laticínios, é possível levar para casa queijos típicos da colônia de Fernandes Pinheiro, a 144 km de Curitiba. Há opções de “cáccio cavalo”, queijo que lembra um provolone, fresco, com orégano e até com vinho.

Carlos Alberto Patschiki, dono da mercearia Patick Alimentos, também abre espaço em sua loja no Mercado Regional Cajuru para produtos da Grande Curitiba. De Campo Largo, por exemplo, chegam feijões vermelhos, pretos e cavalo cultivados no sítio da família Spacki. De Mandirituba, o comerciante recebe ervas para chás (cavalinha, camomila, capim limão e guaco) e condimentos. “São pequenos produtores familiares que vendem produtos processados, caseiros e naturais”, explica Carlos Alberto.

Quem percorre as bancas de hortifrutigranjeiros do Mercado Regional Cajuru encontra ainda uma variedade de produtos, muitos cultivados pelos próprios permissionários com sítios na Região Metropolitana. É o caso da feirante Lucimara Silva, que traz diariamente alface, beterraba, milho, escarola, repolho, rúcula, brócolis, couve-flor, tomate, pepino, jiló e outros produtos fresquinhos colhidos na chácara da família, na Estrada do Cerne, em Campo Largo.

Nos fins de semana, outros agricultores de Campo Largo e Araucária ocupam as bancas do espaço da Prefeitura para vender alimentos in natura, bem como produtores de orgânicos de Colombo.

Estacionamento grátis

Inaugurado em 2012, o Mercado Regional Cajuru reúne 25 bancas e 16 boxes que vendem frutas, verduras, carnes, frios e laticínios, cereais, mel, peixes, ovos, bolachas, conservas, mercearia japonesa, massas e bebidas. Também existem comerciantes com lojas de calçados, roupas, flores e brinquedos. Além disso, há uma área gastronômica, com restaurante, lanchonete e café.

O espaço da Prefeitura conta ainda com um diferencial: estacionamento gratuito com 60 vagas. Não é preciso fazer cadastro para adquirir os produtos à venda no Mercado Regional do Cajuru. O local é administrado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Smab).


Serviço: Mercado Regional Cajuru

Local: Avenida Prefeito Mauricio Fruet, 1.880, Cajuru (próximo ao terminal Capão da Imbuia)

Horários: de terça à sexta-feira, das 8h às 19h. Sábado, das 7h às 18h. Domingo, das 7h às 13h

- Anuncie Aqui -