Disque Solidariedade recebe doações para atendimento social

A Fundação de Ação Social (FAS) conta com a ajuda dos curitibanos para reforçar o estoque do Disque Solidariedade. Foto: Ricardo Marajó/FAS (arquivo)

A Fundação de Ação Social (FAS) conta com a ajuda dos curitibanos para reforçar o estoque do Disque Solidariedade, serviço que arrecada roupas e itens domésticos em condições de uso para serem doados a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social. Os interessados em contribuir devem ligar para o telefone 156, da Prefeitura.

O coordenador do serviço, Marlon Mallassa, conta que a área mais carente de reposição é a de roupas e calçados masculinos para adultos, adolescentes e meninos. “Esperamos que os curitibanos desapeguem de suas roupas e sapatos em bom estado, abram espaço nos armários e ajudem quem está precisando”, sugere o coordenador do Disque.

Para doar

Quem quiser doar móveis, colchões e eletrodomésticos pode agendar a visita de uma equipe da FAS. O órgão tem três veículos exclusivos para buscar esses objetos em toda a cidade. Eles conseguem retirar os itens doados, no endereço do doador, até 15 dias depois de o pedido ser registrado pela Central 156.

Por limitações de espaço nos veículos, são recolhidas apenas as peças mencionadas ao telefone 156. Entre elas estão objetos de difícil transporte pelos doadores – como geladeiras, máquinas de lavar, mesas e cadeiras. Roupas, calçados, toalhas e lençóis – volumes menores e fáceis de serem transportados – devem ser entregues diretamente na FAS.

Estoques baixos

Este ano, a FAS já conseguiu cerca de 200 mil peças de roupas. Parte delas veio das 50 empresas parceiras, como a Electrolux que, sozinha, arrecadou perto de 50 mil itens. Atitudes como a do fabricante de eletrodomésticos, porém, não são suficientes para garantir o atendimento da demanda. “São cerca de 400 pedidos de roupas, calçados e outros itens por mês, enquanto as doações ficam em torno de 150. Por isso, a participação dos curitibanos é tão importante”, explica Mallassa.

As peças arrecadadas são destinadas a 32 mil famílias em condição de vulnerabilidade cadastradas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), além de Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs) exclusivas para adultos e crianças e os Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centros Pop). Nos períodos de chuvas intensas, o material arrecadado também é destinado às famílias residentes em áreas alagadas.


Ajude o Disque Solidariedade

Móveis e eletrodomésticos: ligue 156 e agende a retirada das doações no seu endereço.

Roupas, calçados e itens de fácil transporte: entregue na FAS (Rua Eduardo Sprada, 4.520, Campo Comprido, das 8h às 17h30, inclusive na hora do almoço).

- Anuncie Aqui -