Olhar Curitiba mostra a beleza sustentável das hortas urbanas

Agricultura urbana. Hortas urbanas são uma tendência cada vez maior para solucionar os problemas de alimentação mundial. Em Curitiba diversos canteiros são estimulados pela Prefeitura de Curitiba através de projetos da Secretaria de abastecimento, beneficiando diversas famílias de bairros da periferia. Os agricultores urbanos, moradores vizinhos as hortas plantam seu próprio alimento como verduras e hortaliças, utilizando espaços que antes eram considerados "mortos" por se localizarem ao lado de linhas férreas e embaixo de Linhas de alta tensão. Na imagem detalhes da horta do Cajuru ao lado da linha férrea, terreno que antes era utilizado como depósito de lixo e frequentado por usuários de drogas, virou o projeto Canteiros da Cidadania, uma parceria entre a Prefeitura e a empresa Rumo Logistica - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Em meio ao asfalto, trilhos de trem e linhas de alta tensão, pés de alface, couve-flor, brócolis, tomates e muitos temperos. Pode parecer uma miragem “vegetariana”, mas o cenário descrito ganha cada vez mais espaço na capital, através do programa de Agricultura Urbana da Prefeitura.

Nesta semana, a série Olhar Curitiba traz belas imagens de espaços de cultivo comunitário. As fotos foram feitas pelo fotógrafo da Prefeitura Daniel Castellano, que percorreu algumas das 25 áreas que têm apoio do município e se espalham pelos bairros Alto Boqueirão, Cajuru, Sítio Cercado, Tatuquara, Campo de Santana e CIC.

Os locais, antes repletos de lixo ou usados, muitas vezes, como pontos de consumo de drogas, deram lugar a canteiros bem cuidados de frutas e hortaliças. Atualmente, 900 famílias participam do cultivo das hortas e estima-se que cerca de seis mil pessoas, ao todo, são beneficiadas, entre agricultores, familiares e pessoas que ganham ou compram as hortaliças.

Além de garantir alimentos frescos e saudáveis, o cultivo dos canteiros também serve como terapia e socialização, pois muitas pessoas vivem sozinhas ou são idosas.

Programa

Curitiba vem mostrando, através de seu programa de Agricultura Urbana, que é possível encontrar soluções para os vários desafios globais, desde a perda de biodiversidade e a degradação dos solos até a segurança alimentar e a erradicação da fome e da pobreza.

Produzir e consumir alimentos saudáveis e acessíveis e diminuir ao máximo o desperdício são missões da Prefeitura e o apoio às hortas comunitárias torna possível combater a fome de forma sustentável. É o Olhar Curitiba mostrando um belo exemplo de produção e consumo consciente de alimentos!

- Anuncie Aqui -