Educação abre inscrições para cursos profissionalizantes

Foto: Hedeson Alves

Algumas das disciplinas do curso são: Administração de Produção de Materiais, Contabilidade, Gestão de Pessoas, Marketing e Noções de Direito e Legislação do Trabalho. Atualmente está disponível em 76 municípios paranaenses.

Curso Técnico em Informática – Está disponível na modalidade integrado, com duração de 4 anos e na modalidade subsequente, com duração de 1 ano e meio. Ao concluir o curso, o técnico em informática está apto a desenvolver programas de computador, utilizar ambientes de desenvolvimento de sistemas e de banco de dados, realizar testes de software e executar manutenção de programas de computador, entre outras funções. Algumas das disciplinas do curso são: Bancos de Dados, Internet e Programação Web, Linguagem de Programação, Redes e Sistemas Operacionais e Suporte Técnico. Atualmente está disponível em 49 municípios paranaenses.

“Alguns cursos, como o técnico em administração e o técnico em informática, possuem um mercado de trabalho amplo, com vagas em várias regiões do Estado, e perspectiva de crescimento. Mas também temos uma oferta variada de cursos profissionalizantes voltados para a realidade econômica de localidades específicas”, explica a chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria da Educação, Candida de Carvalho Junqueira .

Ao todo estão disponíveis 51 cursos técnicos e o curso de Formação de Docentes em mais de 180 municípios paranaenses.

PÚBLICO – No Colégio Estadual Pedro de Macedo, em Curitiba, estão disponíveis os cursos técnicos em Administração e em Informática tanto na modalidade integrado quanto subsequente.

“Nos cursos técnicos integrados temos tanto alunos que concluíram o ensino fundamental no próprio colégio, quanto estudantes que vieram de outras escolas, até mesmo de outros municípios. Observamos que são alunos mais envolvidos e já interessados no mercado de trabalho”, diz o coordenador de curso do Colégio Estadual Pedro Macedo, Márcio Luís Hassler.

“Já nos cursos técnicos subsequentes são estudantes de várias faixas etárias, desde alguém com 18 anos que acabou de concluir o ensino médio, até pessoas com 60 anos de idade. Em sua maioria são adultos que trabalham o dia todo e fazem o curso à noite, procurando crescimento profissional na área que já atuam, ou uma mudança de carreira”, afirma Márcio.

O colégio também está com inscrições abertas para o Curso Técnico em Secretariado Executivo integrado e subsequente, e o Curso Técnico em Segurança do Trabalho subsequente.

INSCRIÇÕES – Algumas instituições de ensino e os Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs), Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (Ceepa), Colégios Agrícolas Estaduais (CAEs) e Centro Estadual Florestal de Educação Profissional (Cefep), fazem inscrições online, diretamente na página de cada instituição na internet. Nas demais, as inscrições devem ser feitas presencialmente.
Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, os candidatos participam de um processo classificatório, que segue critérios sociais e técnicos.

A relação dos municípios, estabelecimentos de ensino e cursos técnicos ofertados está disponível no link: www.comunidade.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=49
Já a relação dos colégios que ofertam Formação de Docentes se encontra no link: www.comunidade.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=137
A instituição de ensino deve organizar uma palestra e oferecer aos candidatos informações acerca do currículo do curso escolhido e perfil do profissional certificado. O interessado é informado no ato da inscrição a data e o local da atividade.

O início das aulas segue o calendário escolar para o ano letivo de 2019.

Deixe sua avaliação

- Anuncie Aqui -