Profissionais dos postos de saúde de Curitiba ajudam pacientes a combater a obesidade

Na imagem, a nutricionista Karyne controla o peso paciente Márcia da Silva. Foto: Luiz Costa /SMCS

Com o apoio da nutricionista e do profissional de Educação Física da Unidade de Saúde Campina do Siqueira, Luciano Brandão Quadros, 35 anos, emagreceu 25 quilos em quatro meses e se livrou da medicação para diabetes. Ele descobriu o serviço de acompanhamento para controle do peso depois de uma crise de dor por causa de uma pedra no rim e nem imaginava que poderia contar com esse tipo de suporte no posto de saúde perto de casa.

Foi o médico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que o encaminhou para o posto de saúde, onde, depois de realizar exames, Luciano descobriu que a pedra no rim não era o único problema: os quilinhos a mais eram um quadro de obesidade e estavam causando diabetes.

Com as orientações da nutricionista Karyne Sant’Ana Gonzales Gomes para ajustar o que colocar no prato, o peso diminuiu e Luciano se livrou da diabetes. O profissional de Educação Física direcionou a prática de caminhada e musculação. “Faço academia e estou começando a correr. Tem valido muito a pena”, conta.

A comerciante Márcia Aparecida da Silva, 41 anos, sentiu a mesma melhora na qualidade de vida com a queda no ponteiro da balança. Em um ano e cinco meses, emagreceu 22 quilos.

A fórmula é a mesma receitada a Luciano Quadros: reeducação alimentar, atividade física e acompanhamento dos profissionais da unidade de saúde. “Tudo começou com um esporão no pé. Achei que precisava de um ortopedista. Me encaminharam para a nutricionista”, conta.

Antes, a comerciante tinha dificuldade para levar as filhas menores até a escola a pé. Agora, caminha diariamente, faz aulas de zumba e periodicamente retorna à unidade para avaliações e para tirar dúvidas sobre a alimentação. “Ganhei qualidade de vida, estou muito mais saudável e feliz”, fala.

O prato ideal

“Um prato saudável precisa ter vegetais, proteínas e carboidratos”, ensina a nutricionista Karyne sobre o cuidado básico com a alimentação. Essa combinação ajuda a prevenir doenças, entre elas as cardiovasculares. “É preciso eliminar ao máximo os produtos industrializados e diminuir o consumo de sal”, completa.

O apoio ao controle do peso é um serviço que integra a linha de cuidado do programa Escute o Seu Coração, lançado em maio pela Secretaria Municipal da Saúde.

O programa reuniu várias ações que estimulam os curitibanos a adotar hábitos saudáveis para prevenir doenças do sistema cardiocirculatório, como os infartos e os acidentes vasculares cerebrais (AVCs). O controle do peso é um dos fatores que ajudam a prevenir essas doenças.

O Escute o Seu Coração também estimula a melhoria de protocolos na atenção ambulatorial básica e especializada, da assistência na urgência e emergência.

Pelo site do programa – www.curitiba.pr.gov.br/escuteseucoracao – os visitantes podem testar comportamentos e identificar o que pode ser melhorado para um estilo de vida mais saudável. Um dos testes ofertados é o da Alimentação Saudável, que pode ser feito aqui.  


OS 10 MANDAMENTOS DO CORAÇÃO SAUDÁVEL
1. Evite o cigarro
2. Controle seu peso
3. Faça atividade física regularmente
4. Cuide da pressão arterial
5. Escolha bem seus alimentos
6. Controle seu colesterol
7. Reduza o stress do dia a dia
8. Saiba se é diabético
9. Mantenha rotinas de lazer
10. Consulte o médico periodicamente

- Anuncie Aqui -